Todos os campi

CNPq premia trabalho de ex-estudante e fotografia de professor da UFV

26/07/2023

O ex-estudante do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV Abraão Filipe Marques de Oliveira e o professor Guilherme Garbino, do Departamento de Biologia Animal, receberam, no último dia 24, respectivamente, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica e o Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, ambos concedidos pelo CNPq. A cerimônia de premiação aconteceu na Universidade Federal do Paraná, como parte da programação da 75ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, participou da entrega das premiações.

Conforme já divulgado no site da UFV, Abraão foi o vencedor da categoria "Iniciação Científica", área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes com o trabalho Infância, estéticas da diferença e midiatização: po(est)éticas em torno do caso da criança de São Mateus. Desenvolvido durante a graduação, o trabalho teve orientação do professor Rennan Lanna Martins Mafra, do Departamento de Comunicação Social.

Já o professor Guilherme Garbino, que não pôde comparecer à cerimônia, conquistou o segundo lugar na categoria “câmeras fotográficas”, com a imagem O vampiro na noite, que apresenta um exemplar do morcego hematófago Desmodus rotundus, vetor do vírus da raiva. De acordo com o CNPq, os trabalhos submetidos ao prêmio foram julgados com “observância da originalidade da imagem, do seu impacto visual, do domínio da técnica e da estética, da relevância da imagem para a pesquisa do candidato e da contribuição do trabalho apresentado para a popularização e para a divulgação científica e tecnológica”.

Foto com Rennan (branco, magro e de óculos, Rejane (branca loira, baixa) e Abraão (branco, cacheado e de óculos).

A vice-reitora comemorou a premiação com o professor Rennan e Abraão