Professor do Departamento de Biologia Animal está entre premiados em concurso do CNPq

30/06/2023

O professor Guilherme Garbino, do Departamento de Biologia Animal da UFV (DBA), é um dos ganhadores do XII Prêmio Fotografia – Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa contemplou imagens produzidas por estudantes de graduação e pós-graduação, graduados e pós-graduados, professores, pesquisadores brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil, em duas categorias: uma de imagens produzidas por câmeras fotográficas e outra de obtidas por meio de instrumentos especiais, como ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos.

Fundo amarelo. Ao centro, foto de um morcego Desmodus rotundus, objeto de estudo do prof. Guilherme.

Guilherme conquistou o segundo lugar na categoria I, com a fotografia O vampiro na noite, que apresenta um exemplar do morcego hematófago Desmodus rotundus, vetor do vírus da raiva. Ao CNPq, o professor do DBA destacou que a premiação é um sinal de valorização e apoio à pesquisa científica no país. “Tenho a esperança de que esse prêmio possa trazer mais visibilidade à importância do trabalho de campo na vigilância e detecção de patógenos com potencial de emergência. Também considero que essa oportunidade possa contribuir para a construção de uma imagem mais positiva associada aos morcegos. Esses mamíferos voadores desempenham um papel vital nos ecossistemas, como polinizadores de plantas, dispersores de sementes e controladores naturais de pragas”, ressaltou.

De acordo com o CNPq, os trabalhos submetidos ao prêmio foram julgados com “observância da originalidade da imagem, do seu impacto visual, do domínio da técnica e da estética, da relevância da imagem para a pesquisa do candidato e da contribuição do trabalho apresentado para a popularização e para a divulgação científica e tecnológica”. As premiações dos três contemplados, em cada categoria, serão entregues na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá no próximo mês, em Curitiba (PR).

Todas as imagens premiadas podem ser conferidos no site do CNPq.