Esporte

Todos os campi

Desempenho de equipes da Luve em Jogos Universitários de Minas Gerais garante participação em campeonato nacional

08/05/2025

O time feminino de futsal, que conquistou o 1º lugar nos jogos mineiros, participará dos JUBs, em outubro

As equipes de futsal feminina e de natação feminina e masculina da Associação Atlética Acadêmica da UFV (Luve) estão vivendo uma grande expectativa: a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, que acontecerão de 5 a 19 de outubro, em Natal (RN). A possibilidade de competir nacionalmente surgiu dos excelentes desempenhos das equipes de Viçosa durante os Jogos Universitários de Minas Gerais (JUMs), realizados entre os dias 17 e 21 de abril, em Santa Rita do Sapucaí (MG), de onde trouxeram diversas medalhas para casa em diferentes modalidades.

A presidente da Luve, Ana Luiza Zandonade, considerou os resultados dos JUMs bastante expressivos. “Além das várias medalhas e troféus, alcançamos também o 3º lugar geral, dentre as 19 faculdades participantes. Esse sucesso decorreu do trabalho responsável, dedicado e altamente competente de nossos treinadores, que têm sido fundamentais na preparação dos atletas e na construção de uma trajetória vitoriosa. Soma-se a isso o essencial suporte logístico, institucional e financeiro oferecido pela UFV, que tornou tudo isso possível”, afirmou.

Para se ter uma ideia do desempenho, a Luve participou dos JUMs nas modalidades de vôlei feminino e masculino; futsal feminino e masculino; basquete feminino; natação feminino e masculino e tênis de mesa masculino. Dentre elas, as equipes da UFV se destacaram e conquistaram troféus e medalhas: 

- Futsal feminino - 1º lugar;

- Basquete feminino - 2º lugar;

- Tênis de mesa - 3º lugar;

- Natação - 1º lugar (sete medalhas), 2º lugar (11 medalhas) e 3º lugar (nove medalhas).

Sobre as classificações, Ana Luiza destacou, em primeiro lugar, o comprometimento e a dedicação dos atletas, que conciliaram a rotina acadêmica com treinos intensos — “muitas vezes, no intervalo do almoço ou após longos dias de aula. Há ainda os trabalhos incansáveis dos técnicos, que planejam e acompanham cada etapa da preparação, e da diretoria, que atua com responsabilidade e paixão para garantir o funcionamento da estrutura esportiva”.

A equipe feminina de Basquete obteve o 2º lugar na competição mineira

De acordo com a presidente, a Luve sempre foi uma referência no mundo esportivo universitário. Na história da Associação, há o registro de muitas conquistas, inclusive de disputa de competições internacionais. “Portanto, carregamos o legado de ser uma atlética forte e vitoriosa. Nos últimos tempos, porém, não temos estado em nosso nível mais alto, porque houve uma queda no número de pessoas que buscam praticar esportes em maior rendimento, e isso repercutiu na nossa Associação”.

As equipes masculina e feminina de Natação da Luve conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares

Após os JUMs, porém, as perspectivas para as equipes são bastante promissoras. Com base nos resultados recentes e no fortalecimento das estruturas de apoio, a dirigente acredita em um crescimento contínuo no desempenho esportivo. “Mais do que resultados, buscamos consolidar uma cultura esportiva sólida e duradoura na UFV, que valorize o esforço, a coletividade e o sentimento de pertencimento. Acreditamos que, com esse compromisso, os times continuarão alcançando grandes conquistas e representando nossa universidade com garra e orgulho”.