Todos os campi

Estudantes da UFV são premiados por artigos no Desafio GDM Universidades

10/09/2024

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) promoveu, na última semana, em parceria com a GDM, a cerimônia oficial de premiação da segunda edição do Desafio GDM Universidades, um evento de  relevância para o fomento da pesquisa e inovação no setor agrícola. Seu objetivo é premiar as melhores iniciativas científicas da UFV, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Nesta edição, o tema foi Ferramentas e novas metodologias para uso no programa de melhoramento genético de plantas, estimulando a criação de iniciativas científicas e soluções inovadoras com aplicação no mercado na área de genética vegetal.

Os cinco finalistas, todos vinculados à UFV, foram:

1. Alice Silva Santana: From SNPs to haplotypes: Evaluating Single-SNP and Haplotype-Based Approaches for GWAS and Genomic Prediction in Doubled Haploid Maize.

2. Alison Uberti: Molecular breeding approaches for the improvement of oil content and fatty acids composition in exotic-derived maize germplasm.

3. Danúbia Rodrigues Alves: Unravelling the role of key genes involved in coffee leaf rust resistance.

4. Maurício Araújo: GIS-FA: An approach to integrating thematic maps, factor-analytic, and envirotyping for cultivar targeting.

5. Saulo Chaves: ProbBreed: a novel tool for calculating the risk of cultivar recommendation in multienvironment trials.

Saulo Chaves ficou em primeiro lugar e foi premiado com R$10 mil e uma viagem para conhecer o Centro de Biotecnologia da GDM, no Paraná; Alice Santana obteve a segunda colocação, recebendo R$6 mil, e Maurício Araújo garantiu o terceiro lugar e o prêmio de R$4 mil.

Sobre o Desafio
Criado em 2022, o Desafio GDM Universidades buscar reconhecer, premiar e contribuir com a criação de um ambiente desafiador, cujas ideias e soluções podem levar a resultados significativos para a agricultura brasileira. A iniciativa já premiou mais de 15 estudantes e, em breve, será lançada a terceira edição.

Para mais informações, visite a página oficial.