Premiação

Todos os campi

Projeto de ex-aluno da UFV é premiado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais

03/12/2024

Ilustração de maquete computadorizada de uma praça arborizada com pessoas circulando por ela.  O ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo Gabriel Altoé Réboli foi um dos ganhadores do Prêmio Vanguarda 2024, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG). Seu projeto Praça Dom Bosco: uma proposta de readequação do espaço público ficou em primeiro lugar no “Tema II” da premiação – Projetos de Urbanismo. O objetivo do Prêmio Vanguarda é reconhecer os melhores Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCCs) de Arquitetura e Urbanismo do estado. Gabriel colou grau em 2023 e foi orientado pela professora Maristela Siolari.

No TCC, Gabriel propôs uma intervenção na praça Dom Bosco, em Venda Nova do Imigrante (ES), buscando valorizar o potencial turístico e social do espaço, visando criar um ambiente acessível, dinâmico e alinhado às demandas da comunidade.

Segundo informações divulgadas no site do CAU/MG, os critérios para julgamento do Prêmio Vanguarda envolveram domínio teórico e conceitual, explicitação do conceito, adequação entre tema, lugar e programa, coerência da proposta, clareza e viabilidade. Foram considerados também aspectos técnicos e estéticos, como materialidade construtiva e plástico formal, comunicação visual, representação gráfica e relevância do tema abordado.

Mais detalhes sobre o trabalho premiado estão disponíveis no site do CAU/MG. O Prêmio Vanguarda é uma iniciativa da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/MG, com apoio da American Institute of Architects (AIA) Internacional, que reconhece e divulga a produção acadêmica de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, estimulando o debate entre ensino e prática profissional.