Prêmios

Trabalho desenvolvido na UFV conquista Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

06/07/2023

O ex-aluno do curso de Comunicação Social – Jornalismo Abraão Filipe Marques de Oliveira foi o vencedor da 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na categoria Iniciação Científica, área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A premiação foi concedida pelo trabalho Infância, estéticas da diferença e midiatização: po(est)éticas em torno do caso da criança de São Mateus, desenvolvido durante a sua graduação, com orientação do professor Rennan Lanna Martins Mafra, do Departamento de Comunicação Social da UFV.

De acordo com Abraão de Oliveira, a pesquisa foi fruto de um esforço coletivo, iniciado em 2020, com a sua colega e também ex-aluna Maria Fernanda de Oliveira Ruas. Juntos, integraram os projetos de pesquisa Estéticas de uma Pandemia Midiatizada I e II. No trabalho premiado, Abraão buscou compreender a midiatização em torno do caso da menina de dez anos, moradora de São Mateus (ES), que, após ser estuprada, foi engravidada pelo tio. Apesar de autorizado pela Justiça, o acesso dela ao procedimento para interromper a gestação foi dificultado. Os desdobramentos midiáticos desse acontecimento, envolvendo a existência de uma criança negra que vivia em contexto familiar de pobreza e teve seus dados expostos, geraram diferentes reações e manifestações em prol dos direitos da criança. De maneira geral, a pesquisa identificou o apagamento da vítima, superexposta e desumanizada nas publicações analisadas.

Abraão afirmou ao CNPq que esse trabalho permitiu com que ele tivesse novas perspectivas da ciência, da sociedade e da sua própria trajetória. O ex-aluno da UFV, atualmente mestrando na UFMG, destacou que pretende continuar seus estudos e espera contribuir para uma reflexão científica preocupada e engajada com a promoção da justiça social. Ele lembrou ainda que a bolsa de Iniciação Científica foi fundamental para que tivesse condições de cursar os últimos meses de sua graduação e possibilitou “um senso de responsabilidade”, já que os recursos eram provenientes “das contribuições do povo brasileiro, então precisávamos entregar um bom trabalho, realizá-lo com compromisso”.

Segundo Rennan Mafra, a premiação revela os esforços que vêm sendo desenvolvidos na UFV, há muitos anos, no campo da pesquisa em Comunicação: “Sinto-me honrado por ter orientado uma pesquisa que possui não apenas mérito acadêmico destacado, mas uma contribuição social frente a uma realidade complexa de crianças vulneráveis capturadas pela midiatização”, ressaltou.

Vale lembrar que durante sua graduação Abraão conquistou o Prêmio Mérito em Pesquisa do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV, em 2022, com o mesmo trabalho agraciado pelo CNPq, que resultou também em seu trabalho de conclusão de curso. Ele ainda recebeu a Medalha Presidente Bernardes de Ouro na colação de grau realizada em janeiro deste ano por se destacar entre todos os formandos do CCH.

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Realizado anualmente, o prêmio contempla estudantes de graduação de Iniciação Científica e Tecnológica, além de alunos do ensino médio de Iniciação Científica Júnior. Os vencedores apresentaram relatórios finais considerados de qualidade e de relevância para o alcance dos objetivos dos respectivos Programas de que foram bolsistas.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de julho, no campus da Universidade Federal do Paraná (PR), durante a Reunião Anual da SBPC. Além de terem custeada pelo CNPq sua participação no evento, os vencedores receberão valores em dinheiro e bolsa de estudo. Mais detalhes podem ser conferidos no site do CNPq.