Cotidiano

Todos os campi

Professor da UFV é um dos organizadores do livro Microbiologia de Alimentos Fermentados

27/09/2022

Divulgação/Editora Blucher

Nesta quarta-feira (28), às 11h, será realizado o lançamento do livro Microbiologia de Alimentos Fermentados, organizado pelos professores José Guilherme Prado Martin, do Departamento de Microbiologia da UFV, e Juliano Lindner, da Universidade Federal de Santa Catarina. O lançamento contará com um bate-papo com os organizadores da obra e haverá transmissão pelo canal da editora Blucher.

Microbiologia de Alimentos Fermentados é o primeiro livro didático em português dedicado ao tema. Composto por 19 capítulos, ele aborda diferentes tipos de alimentos fermentados, como vegetais, lácteos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, pães de fermentação natural, kombucha, produtos à base de soja fermentada, além de conceitos importantes sobre probióticos e métodos para avaliação da fermentação em alimentos

A partir de estudos científicos publicados nos últimos cinco anos de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, são evidenciadas ainda as principais descobertas sobre o papel das bactérias, fungos e leveduras na fermentação de alimentos, os problemas decorrentes de fermentações indesejadas e o impacto na qualidade sensorial do produto final. Mais detalhes podem ser conferidos no site da editora.

_____

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.