Premiação

Campus Viçosa

Uepe Gado de Leite é premiada em evento nacional

20/10/2025

A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) em Gado de Leite da UFV foi reconhecida nacionalmente por registrar taxa zero de mortalidade durante a criação de bezerras leiteiras no último ano e recebeu o prêmio Top 1 - Menor Taxa de Mortalidade - 2024/2025 do IntegraLeite deste ano. A premiação foi entregue, no último dia 13, em Uberaba (MG), ao coordenador da Uepe, o professor do Departamento de Zootecnia (DZO) Alex Lopes da Silva.

O IntegraLeite é um evento promovido pela empresa multinacional Alta Genetics, que atua na área de genética bovina, e é vinculado ao encerramento anual do Programa Alta Cria, do qual a Uepe é participante. De acordo com o professor Alex, o Programa “reúne 184 fazendas leiteiras, entre as mais tecnificadas do país, com o objetivo de compartilhar dados e experiências e aprimorar práticas de manejo de bezerras e novilhas”. Alex, inclusive, integra o grupo de conselheiros do Programa Alta Cria — junto a pesquisadores e técnicos de todo o mundo —, assim como a professora do DZO Polyana Pizzi Rotta.

“Esse prêmio simboliza o compromisso da Uepe Gado de Leite em unir ciência, ensino e prática em benefício da pecuária leiteira. Mostra que estamos trilhando o caminho certo, formando profissionais preparados e conscientes do papel que têm para o futuro do setor”, o professor Alex ressaltou. Segundo ele, o reconhecimento é institucional e também de cada estagiário que atua na Unidade, “com dedicação e carinho”.

Na UFV, os professores Alex e Polyana ainda coordenam o Programa Família do Leite — outro destaque na área da pecuária leiteira —, treinando estudantes para atuarem no setor de bovinocultura leiteira, além de oferecer assistência técnica a pequenos produtores de leite de Viçosa e da região, melhorando a produção, a produtividade e a qualidade do leite.