UFV na Mídia
Todos os campi
21/10/2025
As pesquisadoras Lorena Vieira Costa Lelis — professora no Departamento de Economia Rural (DER) da UFV —, Aline Caroline Rodrigues e Maritza Rosales — egressas do doutorado em Economia Aplicada, vinculado ao DER — recentemente publicaram o artigo Preços de alimentos e segurança alimentar: evidências para os domicílios brasileiros na revista Estudos Econômicos da Universidade de São Paulo. E o trabalho foi destacado pela Agência Bori, na última sexta-feira (17), por meio da notícia R$ 1 de aumento na cesta básica faz risco de insegurança alimentar subir 13 pontos percentuais.
A notícia conta que, entre outros resultados, as pesquisadoras “identificaram que domicílios nos estratos mais vulneráveis de segurança alimentar — ou seja, em situação de insegurança alimentar grave — sofrem impacto menor com a mudança nos preços, enquanto pessoas que estão em situação de segurança alimentar podem acabar entrando no estrato de insegurança leve mais facilmente com o aumento dos preços dos alimentos”.
Em depoimento dado à Agência, Aline explicou que “mudanças nos preços prejudicam pessoas de formas diferentes, mas as famílias que se encontram em estado de segurança alimentar têm mais chance de entrar em insegurança alimentar, porque quem está no estrato mais grave já não tem acesso a quase nada”. Ainda de acordo com ela, “as famílias que começam a ter redução na renda consomem menos alimentos ultraprocessados porque preferem itens que rendem mais porções, como arroz e feijão, que são mais nutritivos e sustentam mais, evitando a fome por mais tempo”.
Foto: Freepik/Agência BoriA expectativa das pesquisadoras, conforme a notícia, é de que o trabalho contribua com a elaboração de políticas públicas voltadas para a manutenção de famílias em situação de segurança alimentar. “Não devemos esperar as pessoas caírem na insegurança alimentar para olhar para elas, as políticas públicas precisam olhar para todos os estratos”, como salientou Aline, em mais uma parte do seu depoimento.
A notícia completa está no site da Agência Bori.
Institucional
Pesquisadores desenvolvem método alternativo para identificar presença de metanol em bebidas destiladas e combustíveis
16/02/2026
Institucional
IPC-Viçosa: Habitação e Transportes mantêm a tradição de inflação alta no primeiro mês do ano
14/02/2026
Institucional
Lançados editais complementares aos processos seletivos do Sisu e da Licenciatura em Educação do Campo
13/02/2026
Institucional
Reitor solicita à Cemig mudanças na rede de energia elétrica do tecnoPARQ e apoio à programação cultural dos 100 anos da UFV
11/02/2026
UFV na mídia: Formação de técnicos é destaque na final da Copa SP de Futebol Júnior
26/01/2026
UFV na mídia: Revista enfoca relação do doce leite Viçosa com Universidade
19/01/2026
UFV na mídia: pesquisas sobre desmatamento da Amazônia ganham destaque em jornal do agronegócio
05/01/2026
Ex-aluno integra lista da Nature de cientistas notáveis em 2025
09/12/2025
Professor da UFV contribui com reportagem do Fantástico sobre os impactos das mudanças climáticas nos Andes
28/10/2025