Institucional

Todos os campi

Mesa-redonda sobre oportunidades de parcerias e batalhas de pesquisa foram destaques do SIA nesta terça

21/10/2025

A programação do 15º Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) contou com diversas atividades nesta terça-feira (21). Um dos destaques foi a mesa-redonda Novos Projetos, Novas Parcerias, realizada durante a manhã, no auditório da Biblioteca Central, do campus Viçosa, com transmissão para os campi Florestal e Rio Paranaíba pelo canal da UFV no Youtube.

Durante a mesa, foram discutidas as oportunidades para pesquisadores da UFV tanto no âmbito mineiro, quanto internacional. A coordenadora regional do portal EURAXESS, Charlotte Grawitz, indicou como a plataforma contribui para auxiliar os pesquisadores brasileiros no processo de internacionalização e como funcionam os fomentos em seus 27 países membros, além dos mais de 20 associados ao Programa Horizonte Europa. Dentre os eixos de atuação do portal estão ofertas de vagas para pesquisadores nas mais diversas áreas, esclarecimento de dúvidas sobre os países e procedimentos burocráticos, módulos de capacitação gratuitos para desenvolvimento de carreiras e mediação de contato com parceiros e colaboradores.

A diretora de Ciência e Transferência de Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Maisa Oliveira da Costa, por sua vez, apresentou os Programas e Projetos da Sede, como o Eventech, Pesquisador na Empresa, Cientista Empreendedor, Hub MG, Compete Minas e Pró-Inovação. Já o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Luiz Gustavo Cançado, falou sobre a estrutura da Fundação mineira, seus principais números, editais, os novos valores das bolsas de formação e destacou que a Fundação “enxerga a UFV de forma muito especial, com pesquisas de muita qualidade”.

A mesa-redonda contou com a mediação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, que ressaltou as parcerias estratégicas e significativas que a UFV mantém com os órgãos financiadores de pesquisa, com instituições internacionais e, especialmente, com a Fapemig. Ao final, pesquisadores da Universidade puderam esclarecer suas dúvidas com os debatedores.

Também aconteceram, nesta terça, uma das novidades desta edição do SIA+: as batalhas de pesquisa. Nelas, estudantes de graduação e pós-graduação apresentaram e discutiram, em linguagem acessível, suas pesquisas. Teve início ainda o SIA Cult, com apresentações culturais variadas, e foram realizadas as exposições de painéis e mesas-redondas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Programação de quarta-feira

Nesta quarta-feira (22), as exposições de painéis continuarão durante todo o dia nos três campi, além das mesas-redondas dos ODS da ONU, em diferentes auditórios, oficinas e minicursos, conforme a programação multicampi no site do evento

As atividades seguem até sábado (25), com apresentações, feiras, premiação das batalhas de pesquisa e o caminhão Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, que ficará no campus Viçosa com ações abertas à comunidade.

Fotos: Daniel Sotto Maior