Premiação

Todos os campi

Professor é homenageado por 25 anos de serviços prestados ao Ministério da Saúde

10/10/2025

O professor Rafael Bastos, do Departamento de Engenharia Civil (DEC), foi agraciado com o Prêmio Adriana Cabral, conferido pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS). Em sua primeira versão, o prêmio foi entregue durante o Seminário Nacional da Vigilância em Saúde Ambiental, realizado de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF), quando foram celebrados também 25 anos da CGVAM. O evento reuniu gestores, profissionais e representantes de diversas áreas da saúde, debatendo políticas públicas e estratégias voltadas à promoção da saúde e à proteção do meio ambiente.

Rafael (à dir.) e os dois outros agraciados com o prêmio: Osman Lira (Funasa), ao centro, e Sergio Valentim, representando Denise Formaggia, ambos do Vigiagua SP

A premiação tem como propósito reconhecer trajetórias profissionais de contribuição para a consolidação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e para o fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Desde a criação da CGVAM, em 2000, o professor Rafael vem atuando em assessoria ao Ministério da Saúde no tema da qualidade da água para consumo humano, em diversas frentes. Dentre elas, o estabelecimento do padrão de potabilidade da água para consumo humano; a definição de procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano; capacitações das equipes dos estados e municípios em temas relacionados ao Vigiagua.

De acordo com Rafael, "é importante ressaltar o papel da UFV na formação de recursos humanos para a Vigilância em Saúde Ambiental. Prova disso é que, ao menos 12 egressos da graduação em Engenharia Ambiental e, ou do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, já atuaram ou atuam na CGVAM."

Nas palavras do Ministério da Saúde, “tanto o professor Rafael quanto o Osman (outro agraciado com o prêmio) permanecem apoiando as ações estratégicas do Vigiagua. Quando pensamos no futuro, são também atores centrais nas ações de adaptação do Programa à realidade que nos espera em um contexto de mudanças climáticas onde a vigilância da qualidade da água será a cada dia mais demandada”.

 Rafael com a coordenadora da CGVAM, Eliane Ignotti, e o “Zé Gotinha”, mascote do Ministério da Saúde

Vale destacar que o nome do prêmio é uma homenagem a Adriana Cabral, servidora do Ministério da Saúde, falecida recentemente, cuja trajetória profissional, assim como a do professor Rafael, se confunde com a história do Vigiagua.