Premiação

Todos os campi

Tese defendida na UFV recebe premiação em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

08/10/2025

2 homens de meia-idade de pé lado a lado; o da esquerda segura um certificado em frente ao corpo.

Danilo com o diretor científico do Congresso, Marcos Gervásio Pereira (foto: SBCS)

Uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas recebeu o Prêmio Ciência do Solo Victor Hugo Alvarez V. de Teses e Dissertações, outorgado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), sediada na UFV. A premiação, que aconteceu durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado no Maranhão, entre os dias 22 e 27 de setembro, reconhece e incentiva a excelência na produção científica na área de Ciência do Solo no Brasil.

A tese do pesquisador Danilo de Mello, orientada pelo professor Márcio Rocha Francelino, ajuda a mapear, predizer e quantificar, de maneira detalhada e em diferentes profundidades, os estoques de carbono orgânico do solo e sua dinâmica em duas regiões climaticamente distintas da Antártica. Os resultados dos estudos em geofísica aplicada a pedogeomorfologia também permitiram avaliar que há um surpreendente contraste com o Ártico, no Polo Norte, onde ocorrem hoje as maiores emissões de carbono dos solos para a atmosfera. Embora gelados, os dois polos do planeta se comportam de maneiras opostas diante do aquecimento global: enquanto o degelo faz com que o Ártico emita CO2, a Antártica se apresenta com uma enorme capacidade de captura e armazenamento.

O estudo foi publicado em um importante periódico científico, a Nature Communication Earth And Environment, e foi tema de matéria divulgada  no site da UFV em março deste ano.