Premiação

Todos os campi

tecnoPARQ é eleito o melhor programa de incubação de empresas do Brasil

16/10/2025

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do tecnoPARQ/CenTev conquistou o primeiro lugar na categoria Incubadora de Empresas – Troféu Adelino Medeiros do Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2025 - um dos mais importantes reconhecimentos do ecossistema de inovação da América Latina. A cerimônia de premiação aconteceu na noite da quarta-feira (15), durante a cerimônia de encerramento da 35ª Conferência Anprotec, realizada em Foz do Iguaçu (PR).

Promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o prêmio reconhece os melhores programas, práticas e projetos de incubadoras, aceleradoras, hubs e parques tecnológicos de todo o país. A escolha dos vencedores seguiu um processo de avaliação rigoroso, conduzido por uma banca composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério da Educação, Sebrae, CNPq e Finep, dentre outras instituições nacionais de fomento à inovação. Além das etapas técnicas de avaliação, o prêmio envolveu votação pública entre os associados da Anprotec e engajamento nas redes sociais, reforçando a representatividade e o reconhecimento da comunidade de inovação.

Os projetos foram analisados segundo critérios que incluíram incremento na taxa de novos empreendimentos inovadores, impacto regional, práticas de incubação e pré-incubação, integração com centros de pesquisa, sustentabilidade, digitalização e programas de capacitação.

Para a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira (na foto acima, a terceira da esquerda para a direita), o prêmio é “um reconhecimento nacional ao modelo de incubação que apoia empreendedores e empresas incubadas a transformarem conhecimento em soluções tecnológicas com impacto real. Uma conquista coletiva que reforça o papel do tecnoPARQ e da UFV na consolidação da cultura empreendedora e tecnológica do país”.