Todos os campi

Definida data de realização do Pases, programa para ingresso na UFV

17/07/2024

Os estudantes do ensino médio interessados em estudar na UFV terão, a partir deste ano, mais uma oportunidade com a volta do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que já tem data definida para acontecer: 8 de dezembro.

Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia na nota obtida na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes poderão optar pelo Pases, que avaliará os participantes em três fases consecutivas, durante três anos, e somará as notas obtidas nas provas nesse período.

As duas primeiras fases terão provas objetivas e seus conteúdos estarão de acordo com as grandes áreas previstas no Enem. Na terceira fase, haverá o aproveitamento das notas do Enem. A redação será apenas a deste Exame, no final do terceiro ano.

Este ano, portanto, terá início o triênio 2024-2026. O candidato que participar dele estará apto para concorrer às vagas da UFV para ingresso em 2027. As provas serão aplicadas nas cidades onde a Universidade mantém os seus campi - Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – e também em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Patos de Minas.

Todas as informações sobre o processo seletivo e inscrições estarão disponíveis no edital que será divulgado em breve. Tão logo haja o lançamento do edital, a UFV promoverá um evento para as escolas com os objetivos de explicar todo o processo e esclarecer possíveis dúvidas.