Todos os campi

Projeto Coorte de universidades mineiras inicia nova coleta de dados e recruta participantes

17/07/2024

O projeto Coorte de Universidades Mineiras (Cume), que a UFV coordena juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está em período de coleta de dados e recrutamento de novos participantes. O Cume é um estudo longitudinal brasileiro que tem como objetivo avaliar o impacto do padrão alimentar brasileiro na ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis. O mapeamento é feito principalmente por meio do envio de questionários a cada dois anos para avaliar as mudanças clínicas e epidemiológicas dos participantes.

Egressos da UFV, UFMG e das universidades federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Alfenas (Unifal), Lavras (Ufla), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Espírito Santo (Ufes), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Paraná (UFPR) podem se cadastrar para a pesquisa pelo site www.projetocume.com.br. Enquanto aqueles que já participam devem responder ao questionário que está sendo enviado por e-mail na nova fase de coleta de dados.

Os dados já obtidos com a pesquisa podem ser conferidos no portal do Cume, por onde também é possível obter mais informações sobre o projeto.