Aconteceu na reitoria
Todos os campi
06/04/2020
Use máscaras de tecido duplo sempre que precisar sair de casa
Desde o começo da pandemia, professores do curso de Enfermagem (DEM) da UFV estão reunindo informações científicas sobre o uso de máscaras como medida de prevenção contra o novo coronavírus. Quando, finalmente, no final da semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde aconselharam o uso de máscaras caseiras para a população, os pesquisadores da UFV já estavam adiantados nas estratégias de recomendações para uso e confecção destas máscaras.
A professora Luciene Muniz Braga, que é especialista em Controle de Infecção Hospitalar já vem dando cursos de treinamento para que os profissionais de saúde dos hospitais usem melhor os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesta segunda, 6, ela divulgou um vídeo adaptando estes cuidados ao uso de máscaras simples, feitas de tecido, para toda a população. “A OMS tinha receio de que o uso de máscaras caseiras afrouxasse as medidas de higiene respiratória e o necessário isolamento social. Mas hoje há um consenso de que o uso de máscaras caseiras não é a solução ideal, mas deve ser considerada no contexto de uma estratégia abrangente de controle da doença”.
Luciene explica ainda, que um argumento muito favorável é que as máscaras caseiras, quando bem-feitas e bem utilizadas, ajudam a reduzir a disseminação do novo coronavírus através do espirro e da tosse, por exemplo, porque a máscara de tecido cria uma barreira, reduzindo a saída das gotículas contendo o vírus.
O vídeo, produzido por ela, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Aberta e a Distância (CEAD), pode ser visto neste link.
Confira, abaixo, algumas dicas que estão no vídeo e não podem ser esquecidas ao usar uma máscara caseira.
Divulgação Institucional - campus Viçosa
Cultura
Cineclube Carcará promove Mostra Sertão Psicodélico
07/04/2025
Institucional
Aberto período de submissão de propostas de patrocínio para Meia Maratona UFV
07/04/2025
Institucional
Serviço de Escuta e Acolhimento é estendido a todos alunos atendidos pela Assistência Estudantil
07/04/2025
Falecimento
José Luiz Pereira Rezende (1945-2025)
07/04/2025
PVANET Moodle conta com novo recurso
03/04/2023
Aspuv realiza cerimônia de posse de diretoria executiva e conselho deliberativo
24/11/2022
Projeto Vuei aprova plano para criação de liga de empreendedorismo no campus Rio Paranaíba
29/09/2022
Professor da UFV é um dos organizadores do livro Microbiologia de Alimentos Fermentados
27/09/2022
Edição de dezembro da revista PH Rolfs já pode ser acessada
21/12/2021