Institucional
Todos os campi
16/10/2026
A Unidade Seccional de Correição (USC) da UFV atingiu o nível 3 em avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU), antecipando, em dois anos, a meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. A Corregedoria-Geral da União (CRG), órgão da CGU, instituiu a avaliação bienal das corregedorias integrantes do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor), denominada Modelo de Maturidade Correcional. Ao fim de cada avaliação bienal, a unidade é classificada pela CRG/CGU em um dos cinco níveis de maturidade correcional.
Para se ter uma ideia do desempenho da UFV, em 2024, a equipe da USC participou, pela primeira vez, da rodada de avaliação, alcançando, tal como previsto no PDI, o nível 2, por comprovar a implementação dos 26 macroprocessos-chave desse nível, informação disponível na página eletrônica do ePAD. Dois anos depois, ao participar pela segunda vez de outra rodada, a USC atingiu o nível 3, antecipando, em dois anos, a meta que o PDI/2024-2029 havia estabelecido apenas para 2028
O preenchimento das exigências relativas aos níveis 2 e 3 significa, segundo o Referencial Técnico (Versão 4.0), que a USC atende as seguintes exigências:
(i) os principais procedimentos e práticas correcionais são executados de forma padronizada e institucionalizada;
(ii) verifica-se o desenvolvimento inicial das estruturas de gerenciamento da atividade correcional;
(iii) a unidade encontra-se institucionalizada e estruturada como unidade de correição instituída (UCI), segundo os critérios explicitados na Nota Técnica no 1641/2023/CGSSIS e na Portaria Normativa CGU n. 123/2024;
(iv) a USC dispõe de competência para instauração de processos disciplinares;
(v) os membros da USC estão devidamente capacitados;
(vi) verifica-se o desenvolvimento da transparência correcional ativa; e
(vii) a atividade correcional dispõe de competências, estrutura e recursos (financeiros, humanos e tecnológicos) para atuação independente.
O relatório completo da USC/UFV pode ser conferido no documento anexo.
ARQUIVO(S) ANEXO(S)
Cultura
Clube do Livro UFV divulga data e obra da quarta reunião
16/10/2026
Institucional
USC/UFV alcança nível 3 em avaliação da CGU e antecipa meta do PDI
16/10/2026
Institucional
Nova turma de mestres e doutores recebe certificados da UFV
16/10/2026
Institucional
tecnoPARQ tem sete trabalhos aceitos na IASP World Conference 2026
15/10/2026
USC/UFV alcança nível 3 em avaliação da CGU e antecipa meta do PDI
16/10/2026
Nova turma de mestres e doutores recebe certificados da UFV
16/10/2026
tecnoPARQ tem sete trabalhos aceitos na IASP World Conference 2026
15/10/2026
SIA 2026 começa nesta segunda-feira com ampla programação nos três campi da UFV
15/10/2026
Inscrições para primeira etapa do Pases são prorrogadas até 23 de outubro
16/10/2026