Cotidiano

Todos os campi

Pesquisadores da UFV produzem equipamentos de proteção individual

30/03/2020

Os EPIs produzidos na UFV, além de proteger os profissionais de saúde, asseguram a saúde do paciente

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que lidam no combate à Covid-19 tem preocupado a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as nações acometidas pela pandemia. Diante disso, professores e estudantes da UFV começaram a se dedicar, há duas semanas, em maneiras de atender aos requisitos necessários na produção de EPIs que sejam efetivamente utilizadas em hospitais e laboratórios de Viçosa e região.

Com os estudos do grupo de pesquisadores, teve início a produção dos equipamentos do tipo máscara de proteção (face shield) a partir da utilização de quatro impressoras 3D da UFV, dos departamentos de Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção e Mecânica. 

Após testes com os principais filamentos utilizados em impressoras 3D, como PETG, ABS e PLA, e folhas transparentes, se chegou a um modelo mais adequado e com durabilidade. Assim, os EPIs produzidos na UFV, além de proteger as equipes de saúde, asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático, por exemplo, os contagie.

A produção em escala terá início nesta terça-feira (31). A expectativa é que sejam produzidos 25 EPIs por dia. Inicialmente, esses equipamentos serão destinadas aos hospitais e laboratórios de Viçosa e municípios da região.

A iniciativa faz parte da Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, do Departamento de Medicina e Enfermagem. O grupo é composto pelos professores Douglas Lopes de Souza, Arquitetura e Urbanismo; Ricardo Capucio, Engenharia de Produção e Mecânica; Diôgo Silva de Oliveira, Engenharia Civil; Alexandre Brandão, Engenharia Elétrica; e Clodoaldo Araújo, Física. Além dos doutorandos Hamilton Teixeira e Oscar Ojeda, as mestrandas Marina Pires Iasbik e Ana Carolina Santos Vicente e os graduandos Bruna Vasconcelos Pengo e Leonardo Fagundes.

As equipes de saúde interessadas nos EPIs da UFV ou pessoas que queiram realizar doações ou se voluntariar para auxiliar na produção dos equipamentos podem entrar em contato por meio deste formulário online.

Sabrina Areias

Divulgação Institucional – campus Viçosa