Cotidiano

Todos os campi

UFV e Governo do Estado se unem para apoio técnico aos municípios mineiros

08/04/2020

Buscando auxiliar os municípios mineiros no apoio à população em situação de vulnerabilidade, a UFV firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese). O documento, assinado pelo reitor Demetrius David da Silva nesta quarta-feira (08), estabelece um acordo interinstitucional para elaboração e suporte técnico na execução de planos emergenciais para os municípios diante da pandemia de Covid-19, que atenderão, em especial, a população idosa.

Na UFV, uma força tarefa foi iniciada por pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop/CNPq), vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade da UFV (DAD) e ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), e apoiada por diversos grupos de pesquisa e especialistas em Envelhecimento, Saúde, Gestão e Políticas Públicas.

Em reunião por videoconferência, representantes da Sedese, da Coordenadoria Estadual de Políticas para a População Idosa e professores e técnicos-administrativos da UFV avançaram na organização das ações e deram início a elaboração de novos documentos orientadores (anexos abaixo) para instituições de acolhimento à pessoa idosa. Também foram elaboradas ações na área de comunicação, visando levar informações até a população em questão, principalmente as que se encontram em situação de isolamento. As ações, que começam nesta semana, já contam com mais de 30 voluntários da universidade.

A parceria entre as instituições irá permitir o desenvolvimento de outros projetos no futuro, porém diante da emergência da pandemia da Covid-19 no Estado, duas comissões já foram formadas. Elas atuarão em frentes de trabalhos direcionadas à população em estado de vulnerabilidade, especialmente à parcela da população idosa que mora sozinha. São elas: A “Comissão voltada para o Apoio aos Municípios Mineiros”, coordenada pelas professoras Simone Martins, Andréia Queiroz Ribeiro e Tainá Rodrigues Gomide Souza Pinto, que fazem parte do Gegop; e a “Comissão de Comunicação”, formada por membros da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV.

Além dos já citados, somaram-se a esta ação os seguintes grupos da UFV: GREENS, Intexcom, CREC, Gestão na Prática, Programa Família do Leite, CIAJFS, NAPGS. A ideia reforçada e apoiada pela universidade é reunir o maior contingente de profissionais e voluntários para enfrentar os desafios, em formato de rede de apoio.

 

Divulgação Institucional - campus Viçosa