Extensão

Todos os campi

Universidade capacita profissionais do Hospital São Sebastião em práticas não farmacológicas para alívio da dor neonatal

20/12/2025

Cerca de 50 profissionais que atuam na assistência neonatal do Hospital São Sebastião, em Viçosa, foram treinados para oferecer tratamento não farmacológico da dor em recém-nascidos, por meio de práticas seguras, baseadas em evidências científicas, humanizadas e aplicáveis à rotina assistencial. A capacitação foi promovida pelo projeto de extensão Núcleo Interdisciplinar de Neonatologia e Assistência à Reabilitação (Ninar), coordenada por Mirene Peloso, docente de Pediatria do Departamento de Medicina (DEM) da UFV.



O treinamento foi estruturado em dois módulos. Para ampliar o acesso e garantir a participação de profissionais de todos os turnos, foram oferecidos oito horários distintos para cada módulo, contemplando plantões diurnos e noturnos. “Essa organização possibilitou que os trabalhadores da assistência neonatal participassem do treinamento sem prejuízo das atividades assistenciais”, disse a professora Mirene, destacando que dores não tratadas em recém-nascidos podem repercutir em vários aspectos da vida futura da criança.
A iniciativa contou com a participação de estudantes do curso de graduação e da residência médica em Pediatria, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade. Segundo Mirene Peloso, o treinamento reforça o compromisso da UFV com a formação continuada dos profissionais de saúde, a qualificação da assistência neonatal e a consolidação da extensão universitária como instrumento de transformação das práticas de cuidado.
A partir da experiência em Viçosa, a equipe já prepara material didático para disponibilizar o curso na modalidade on-line, por meio da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), e, assim, ampliar a possibilidade de atingir profissionais de saúde neonatal em outros municípios.