Extensão
Todos os campi
07/01/2026
Produtores rurais, varejistas e atacadistas de hortigranjeiros de Minas Gerais já podem acessar, gratuitamente, o Índice de Preços de Hortigranjeiros (IPH). Denominado IPH CeasaMinas-UFV, ele é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Departamento de Economia (DEE), e a CeasaMinas, a maior central de distribuição de alimentos hortifrutigranjeiros do estado e a segunda do país. Com o índice, produtores rurais podem planejar a produção de acordo com as flutuações sazonais dos preços. Já para os compradores, o IPH CeasaMinas-UFV significa mais transparência no mercado atacadista de hortigranjeiros.
A cooperação teve início a partir de uma iniciativa do reitor Demetrius David da Silva, que visitou a CeasaMinas com o objetivo de oferecer contribuições da UFV para o setor de alimentos em Minas Gerais. A concepção do IPH surgiu da necessidade de se criar um instrumento confiável, tecnicamente fundamentado e de fácil interpretação, capaz de refletir as oscilações de preços no mercado atacadista de frutas, hortaliças e ovos. O índice foi pensado para preencher uma lacuna informacional relevante, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas, a tomada de decisão por agentes econômicos e o acompanhamento da dinâmica de preços por parte da sociedade em geral.

O trabalho vem sendo desenvolvido desde meados do ano passado por uma equipe coordenada pelo professor Francisco Cunha Cassuce (DEE). O índice acompanha semanalmente a variação de preços de 58 produtos, que representam cerca de 97% do volume comercializado no CeasaMinas, em Contagem (MG). Os pesquisadores realizam a pesquisa de preço às quartas-feiras. Para geração do boletim, a semana de referência começa na quinta-feira e termina na quarta-feira seguinte. Além dos boletins semanais, a equipe do DEE também elabora um informativo mensal com análises sobre o comportamento dos preços
De acordo com o professor Francisco Cassuce, o índice de preços contribui para ampliar a transparência do mercado, por se basear em metodologia científica e permitir o acompanhamento dos valores por todos os agentes envolvidos na compra e venda de alimentos. Os dados também auxiliam os produtores no planejamento da produção, considerando as flutuações sazonais dos preços. Já os gestores públicos podem utilizar as informações para embasar decisões de compra, como as destinadas à merenda escolar, e para subsidiar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Os informes, boletins e notas metodológicas do IPH CeasaMinas-UFV estão disponíveis gratuitamente nos sites do Departamento de Economia da UFV e da CeasaMinas.
Institucional
UFV e Rede Fitossanidade Tropical lançam série técnica sobre sistemas agrícolas tropicais
08/01/2026
Institucional
Geppfor seleciona novos integrantes
07/01/2026
Extensão
Departamento de Economia divulga, semanalmente, Índice de Preços de Hortigranjeiros
07/01/2026
Falecimento
Sônia Coelho de Alvarenga (1934 - 2026)
06/01/2026
Departamento de Economia divulga, semanalmente, Índice de Preços de Hortigranjeiros
07/01/2026
Universidade capacita profissionais do Hospital São Sebastião em práticas não farmacológicas para alívio da dor neonatal
20/12/2025
Corrida Entomológica da UFV recebe inscrições
24/10/2025
IPC-Viçosa de setembro registra queda do custo da cesta básica e inflação
16/10/2025
Departamento de Química realiza testes para detecção de metanol em bebidas destiladas
13/10/2025