Extensão
Campus Viçosa
13/10/2025
Os Laboratórios de Bebidas Destiladas e Fermentadas e de Química Analítica (LAQUA) do Departamento de Química da UFV estão à disposição de comerciantes e empresários da região para realização de análises de amostras em bebidas destiladas para verificação de contaminação por metanol.
O objetivo, segundo o coordenador do Laboratório, professor Alexandre Fontes Pereira, é dar mais tranquilidade a bares, restaurantes e bufês para evitar os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, que estão preocupando o país nos últimos dias. As análises serão feitas por meio de cromatografia a gás e detecção por ionização em chama, consideradas padrão ouro de segurança nos resultados.
O LAQUA é um laboratório especializado em produção e análises químicas de bebidas para fins de ensino, pesquisa e extensão para diversos cursos da Universidade. Na semana passada, os pesquisadores da UFV coletaram amostras de destilados em bares e restaurantes da cidade e não encontraram nenhuma irregularidade.
No entanto, Alexandre esclarece que os testes negativos não significam que a cidade está fora de risco. “As amostras não continham contaminação por metanol, mas outras podem ter; por isso, é preciso ficar atento. O mais seguro para os empresários é testar amostras de todos os lotes de produtos que comercializam”. Os interessados na testagem podem procurar o Departamento de Química e o trabalho será feito via prestação de serviço, seguindo as regulamentações da Universidade.
O coordenador do LAQUA também aconselha o consumidor a evitar bebidas destiladas que não possam ter suas origens rastreadas por meio de notas fiscais. De acordo com a Receita Federal, o controle de destilados, como vodca, gin e uísque, é usualmente feito pela utilização de selos, impressos pela Casa da Moeda e aplicados nas tampas das garrafas. “Bebidas saídas de garrafas sem selo ou que não tenham origem certificada devem ser evitadas. Na dúvida, é melhor não beber”.
O professor explica ainda que não é possível detectar a presença de metanol sem o uso de equipamentos especializados, uma vez que o produto é líquido, incolor e não modifica o sabor das bebidas destiladas. Não custa lembrar que a ingestão de metanol pode causar cegueira, falência de órgãos e até morte.
Extensão
Departamento de Química realiza testes para detecção de metanol em bebidas destiladas
13/10/2025
Institucional
UFV lidera produção científica e conquista dois prêmios no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo
14/10/2025
Institucional
Abertas inscrições para processo seletivo voltado a candidatos com 60 anos ou mais
10/10/2025
Premiação
Professor é homenageado por 25 anos de serviços prestados ao Ministério da Saúde
10/10/2025
Departamento de Química realiza testes para detecção de metanol em bebidas destiladas
13/10/2025
Departamento de Economia Rural promove aula aberta com a participação de lideranças indígenas
29/08/2025
Inflação volta a subir em Viçosa em julho
18/08/2025
Inflação em Viçosa perde força em junho
11/07/2025
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga edital do Programa de Residência Profissional Agrícola
02/07/2025