Institucional

Todos os campi

Reitor solicita à Cemig mudanças na rede de energia elétrica do tecnoPARQ e apoio à programação cultural dos 100 anos da UFV

11/02/2026

O reitor Demetrius David da Silva esteve em Belo Horizonte, na segunda-feira (9), para uma reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marcos Montes Cordeiro, a quem solicitou o apoio a duas pautas importantes para a Universidade, formalizadas em dois ofícios. A primeira delas diz respeito à transferência para a Cemig, mediante doação e incorporação, da rede interna de energia elétrica do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV).

Por meio dessa transferência, pretende-se regularizar e otimizar o atendimento à demanda energética do edifício onde funciona o tecnoPARQ e também do novo prédio que abrigará o “Condomínio de Empresas”. Esse empreendimento foi aprovado em Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para a construção ou operação de Parques Tecnológicos. No caso do tecnoPARQ/UFV, haverá uma expansão dele como Soft Landing Hub, para criação, atração e consolidação de empresas de base tecnológica e promoção do desenvolvimento.

Também faz parte do projeto transformar o tecnoPARQ em uma espécie de “Parque da Cidade”, com atividades de lazer contemplativo e educativo para toda a comunidade de Viçosa e região, e comprometido com o desenvolvimento sustentável. Dentre outras ações, isso requererá a urbanização de lotes, vias, ciclovias, calçadas, áreas de lazer e paisagismo.

Para atender à demanda de energia elétrica prevista, será necessário, segundo a administração da UFV, não só investir na modernização da rede atual, mas também realizar novos investimentos. Eles impactariam tanto o desenvolvimento do tecnoPARQ quanto da comunidade circunvizinha, uma vez que o Parque é totalmente aberto e representa uma área de passagem. É preciso alterar, por exemplo, o modelo adotado pela Cemig junto ao tecnoPARQ/CenTev/UFV, para permitir que as empresas recebam uma conta de luz exclusiva. Atualmente, todas são conectadas à rede da Universidade e não têm contas individualizadas na Cemig. Como a instituição tem uma conta única junto à concessionária, mensalmente as empresas ressarcem à UFV o valor relacionado ao consumo de energia delas.

De acordo com o reitor, considerando a atual situação financeira das universidades públicas no Brasil, a UFV não tem a menor condição de realizar investimentos na rede elétrica. Em sua avaliação, a doação à Cemig, se aceita, “permitirá consolidar o processo de evolução do Parque Tecnológico de Viçosa para um distrito de inovação que apoie a construção de uma cidade mais inteligente, próspera e socialmente justa”.

 

Programação 100 anos

Na reunião com Marcos Cordeiro, o reitor também discutiu possibilidades de a Cemig atuar como parceira, por meio de patrocínio, na viabilização da programação cultural comemorativa dos 100 anos da UFV, que acontecerá ao longo de 2026. Diante da relevância histórica e do alcance institucional dessa celebração, o reitor formalizou o convite à Cemig, reconhecida pelo seu apoio e incentivo à cultura, de estar com a Universidade neste momento especial.

Vale destacar que a reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Cemig foi viabilizada pelo deputado estadual viçosense Roberto Andrade, que também participou do encontro. Dentre outras presenças, estavam, ainda, o vice-prefeito de Viçosa, Sérgio Lopes, os secretários municipais Sérgio Vitarelli (Cultura, Turismo e Juventude) e Ramon Fernandes (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação) e integrantes da equipe do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).