Premiação

Campus Viçosa

Tese de professor é premiada em Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

10/11/2025

O professor Lucas Francisco da Matta Vegi, do Departamento de Informática (DPI), foi premiado novamente pela sua tese de doutorado Code Smells and Refactorings for Elixir. Desta vez, o trabalho alcançou a segunda colocação no Concurso de Teses sobre Qualidade de Software (CTDQS), realizado durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, de 4 e 7 de novembro, nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica,  em São José dos Campos (SP).

Lucas foi representado pelo professor Ricardo Terra, da UFLA, na premiação

Lucas Vegi já havia conquistado o 1º lugar no Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software e foi finalista no Concurso de Teses da Sociedade Brasileira de Computação. De acordo com o professor da UFV, essa nova premiação consolida o sucesso da sua pesquisa na área de Engenharia de Software aplicada à Programação, reafirmando o destaque nacional do trabalho pela sua originalidade e impacto científico.

A tese,  orientada pelo professor Marco Túlio Valente, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi defendida em dezembro de 2024. O trabalho  abordou a qualidade de sistemas implementados com a Elixir, uma linguagem de programação funcional moderna, criada em 2012, cuja popularidade vem crescendo na indústria. Dentre os destaques da pesquisa está a investigação de code smells -sinais de alertas que indicam possíveis problemas e refatorações específicas na Elixir.

Mais detalhes sobre a pesquisa premiada, estão disponíveis no vídeo em que Lucas apresenta as principais contribuições da sua tese.