Premiação

Campus Viçosa

Estudantes do CAp-Coluni são premiados em concurso promovido pela UFV e Receita Federal

10/11/2025

Cinco estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação CAp-Coluni foram premiados com tablets e smartphones, na última quinta-feira (6), no concurso de redação Cidadania Fiscal, fruto de um projeto inédito realizado em parceria entre a Receita Federal do Brasil e a UFV. Lançado em maio de 2025, o concurso teve como objetivos elucidar a função social dos tributos e incentivar práticas cidadãs a partir dos aprendizados absorvidos pelos mais de 60 estudantes que participaram do projeto.

Durante a cerimônia de premiação, a representante de Cidadania Fiscal da Receita Federal em Minas Gerais, Ana Cristina Silva Iatarola, explicou que a intenção do concurso era provocar o debate sobre a função socioeconômica do tributo. “Queremos que os alunos sejam verdadeiros multiplicadores dessas ideias”. Ela lembrou que a arrecadação fiscal não é só a principal forma de custeio das políticas públicas, mas também um mecanismo contra a desigualdade.

O delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Marcos Adriano Amorim, dirigiu-se aos estudantes, destacando o papel deles como futuros formadores de opinião. "Vocês passaram a entender que, sem o recolhimento consciente do tributo, nós não temos educação pública, saúde pública ou segurança”. Ele usou a própria UFV como "exemplo de excelência" da aplicação eficiente de recursos.

Entre os premiados da noite estava Iasmim Carvalho Amaral Alonso (no centro da foto à esq.), vencedora na categoria Carta Aberta, para quem o projeto mudou sua percepção sobre o tema. "Muitas vezes, a gente ouve falar que imposto é roubo, mas quando você pesquisa e conhece a fundo, vê que é uma forma de atenuar um pouco as desigualdades e manter o aparato institucional funcionando", disse a estudante. 

O vencedor da categoria HQ, João Emanuel Bitarães Barbosa (na foto à dir.), considerou importante desenvolver a consciência e reflexão sobre como funcionam os tributos e como propõem o bem-estar para todos os cidadãos do Brasil.

A diretora do CAp-Coluni, Alessandra Gomes Mendes Tostes, celebrou o sucesso da iniciativa. Em sua avaliação, foi uma grande oportunidade para o Colégio de Aplicação ser o piloto de um projeto fundamental na formação dos estudantes, para o fortalecimento da cidadania efetiva.

Durante a cerimônia, da qual também participaram a vice-reitora Rejane Nascentes e a pró-reitora de ensino Cristiane Baquim, o reitor Demetrius David da Silva destacou que a parceria entre a Universidade e a Receita Federal vai muito além do concurso. Ele contou que a colaboração entre as duas instituições está permitindo, por exemplo, o desenvolvimento de novos projetos de engenharia a partir de materiais apreendidos pela Receita. "Estamos dando uma destinação adequada a produtos que antes eram destruídos. Criamos, junto ao Departamento de Engenharia Elétrica, um robô educacional, usando baterias de produtos apreendidos, e estamos elaborando um projeto pedagógico para a criação de um curso de Engenharia Robótica”.

Confira os vencedores do concurso Cidadania Fiscal:

Categoria: Gênero Multissemiótico Narrativo (HQ)

  • 1º Lugar: João Emanuel Bitarães Barbosa (2ª série)
  • 2º Lugar: Ágatha Maria Pires Santos de Castro (2ª série)

Categoria: Gênero Argumentativo (Carta Aberta)

  • 1º Lugar: Iasmim Carvalho Amaral Alonso (2ª série)
  • 2º Lugar: Rodrigo da Silva Oliveira (3ª série)

3º Lugar Geral

  • Mariana Simão Soares Pereira (1ª série)

Mais fotos podem ser conferidas em www.flickr.com/photos/galeriaufv.

Texto: Vitória Machado
Fotos: Camila Rodrigues
Bolsistas da Diretoria de Comunicação Institucional