Premiação

Todos os campi

Pesquisa de professor da Universidade vence Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software

01/10/2025

A tese do professor Lucas Vegi, do Departamento de Informática (DPI), foi a vencedora do VI Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software. A premiação integrou a programação do 16º Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), realizado em Recife (PE), entre os dias 22 e 26 de setembro.

Professor Lucas Vegi (ao centro) durante a premiação

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores e profissionais da indústria e da academia para discutir as mais recentes pesquisas, tendências e inovações em Engenharia de Software. Nele, são premiados os melhores trabalhos defendidos no Brasil no ano anterior.

O professor da UFV conquistou o 1º lugar, na categoria de teses de doutorado, com o trabalho Code Smells and Refactorings for Elixir, orientado pelo professor Marco Túlio Valente, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, da Universidade Federal de Minas Gerais.  

A tese abordou a qualidade de sistemas implementados com a Elixir, uma linguagem de programação funcional moderna, criada em 2012, cuja popularidade vem crescendo na indústria. Dentre os destaques da pesquisa está a investigação de code smells, ou seja, sinais de alertas que indicam possíveis problemas e refatorações específicas na Elixir.

Segundo a organização do concurso, o trabalho foi premiado não apenas pelo impacto das publicações científicas resultantes, mas também pelo caráter pioneiro da pesquisa, relevância prática para a indústria de software e pelos desdobramentos acadêmicos e profissionais que já vêm sendo observados.

De acordo com o professor Lucas Vegi, esse reconhecimento nacional consolida a contribuição do DPI e de seus docentes para o avanço da Engenharia de Software no Brasil.