Premiação

Campus Viçosa

Ex-aluno da UFV é finalista do Prêmio Jabuti

06/11/2025

O livro A Força do ESG, de autoria do ex-aluno da UFV Ricardo Ribeiro Alves, foi um dos cinco finalistas da categoria negócios do Prêmio Jabuti, a mais relevante premiação literária do Brasil. Foram 4.530 obras inscritas na edição de 2025 e apenas 115 finalistas, divididas em 23 categorias e distribuídas em quatro eixos temáticos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Ricardo cursou graduação em Administração no campus Viçosa, onde também realizou o mestrado e doutorado em Ciência Florestal. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Pampa (RS) e escritor de diversos livros sobre negócio e sustentabilidade.

Seu livro finalista apresenta exemplos práticos de cada uma das palavras que compõem a sigla ESG, ou seja, ambiental (E de environmental); social (S de social) e governança (G de governance). A obra se fundamenta ainda nas três premissas básicas que sustentam a aplicação prática do ESG: Gerenciamento de riscos; Capitalismo stakeholder, e Geração de valor.

Como destaca o finalista do Prêmio Jabuti, ficar entre os cinco melhores livros de negócios do Brasil representa um importante reconhecimento nacional e a valorização do seu trabalho de pesquisa.
 

Premiação

A cerimônia de divulgação dos vencedores ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 27 de outubro, e contou com a participação dos finalistas, de representantes de editores, de agentes literários, de profissionais do mercado do livro, da imprensa e de autoridades municipais, estaduais e federais. 

Na categoria Negócios, da qual participava o livro de Ricardo (foto), concorreram autores conhecidos nacionalmente, como Miguel Krigsner, fundador de O Boticário, que foi o vencedor da premiação, além de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central; Caio Carneiro, autor best-seller em coautoria com os empreendedores Flávio Augusto e Joel Jota; e Rafael Solimeo, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.