UFV na Mídia

Todos os campi

UFV na mídia: professor do DEF comenta proposta de criação de unidade de conservação na Serra do Pires

08/10/2025

O professor Gumercindo Sousa Lima, do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), comentou, em matéria publicada no jornal Tribuna de Minas, as polêmicas criadas entre ambientalistas e moradores da Serra do Pires, também conhecida como Serra da Montanha, situada no distrito de Monte Verde de Minas, próximo a Juiz de Fora (MG). No local, existe um tipo raro de vegetação que cresce sobre rochas de quartzo, chamada de campo rupestre. Além da rica fauna, a região tem vários riachos que favorecem o escoamento e a infiltração da água no solo, contribuindo para o abastecimento de nascentes e rios na região e para o suprimento hídrico de moradores ao redor e de suas atividades produtivas.  O local engloba um paredão com areia branca e plantas rasteiras, guarda uma rica biodiversidade com espécies variadas, inclusive sendo duas consideradas novas.

Segundo a matéria, enquanto os ambientalistas sugerem que a unidade de conservação fosse criada na categoria Monumento Natural (Mona), que visa proteger sítios naturais raros e singulares, como as formações quartzíticas e a flora endêmica e ameaçada ali identificada, a comunidade local rejeita a proposta, alegando que os moradores perderão a autonomia sobre as propriedades, como restrição ao uso da terra, ameaça ao sustento familiar e risco de desapropriações. 

Na reportagem, o professor da disciplina Manejo de Unidades de Conservação comenta que “a criação do Monumento Natural impedirá que agentes externos, como uma mineradora, possam colocar em risco a proteção da Serra. Nesse contexto, a comunidade apenas ganhará com essa criação. Além disso, o município receberá recursos de ICMS ecológico e poderá acessar diversos editais de apoio financeiro para a proteção da Serra e melhoria das condições de vida da comunidade ali inserida.”