Institucional

Campus Viçosa

Reitor debate importância do curso de Cooperativismo nos currículos da educação nacional em audiência no Senado Federal

08/10/2025

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, participou da mesa da audiência pública para celebrar os 50 anos do ensino superior em cooperativismo no Brasil e debater a sua relevância nos currículos da educação nacional. A reunião da Comissão de Educação e Cultura aconteceu na tarde desta quarta-feira (8), no Senado Federal, em Brasília (DF), e contou com representantes de universidades, do governo e de entidades do setor cooperativista.

A audiência foi solicitada pela senadora Dorinha Seabra (União), que destacou o fato do curso de Cooperativismo ter sido criado na UFV, em 1975: “um marco inaugural da formação acadêmica nessa área no país”. 

O reitor agradeceu pela realização da audiência e ressaltou a satisfação em representar a UFV, que foi a pioneira no oferecimento do curso de Cooperativismo no Brasil. Ele lembrou que uma pesquisa realizada com os egressos, dos últimos quatros anos, demonstrou que 85% deles estão empregados na área, recebendo em torno de cinco a dez salários mínimos, e que 95% reconhecem a importância estratégica do curso em sua formação profissional.

Ainda de acordo com Demetrius David da Silva, nos últimos dez anos já foram realizadas mais de 680 ações de extensão e 272 projetos de pesquisa relacionados ao cooperativismo na UFV, demonstrando “o quanto o curso agrega ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”.

O reitor, que também é presidente da Comissão de Orçamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), citou também dados relacionados à questão orçamentária nas universidades, pediu apoio dos senadores e solicitou que o Ministério da Educação “avalie a possibilidade de atuar também na curricularização da extensão do curso, por ser uma área de grande transversalidade, sendo muito pertinente que tenhamos a inserção das ações de Cooperativismo nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação”.

Participaram também da audiência, representando o curso da UFV, o chefe do Departamento de Economia Rural, Marcelo José Braga, os professores Alair Ferreira de Freitas, Alan Ferreira de Freitas, Mateus de Carvalho Reis Neves, Nathalia Thais Cosmo da Silva e Roseni Aparecida de Moura, estudantes de graduação e pós-graduação, além de ex-alunos, como o representante da Organização das Cooperativas Brasileiras, Remy Gorga Neto, e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Vanessa Bressan.

A audiência completa pode ser assistida na página do Senado Federal.