Institucional

Todos os campi

Centreinar comemora 50 anos

21/08/2025

A trajetória de 50 anos do Centro Nacional de Treinamentos e Armazenagem e Assuntos Afins (Centreinar) foi comemorada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV. O evento, marcado por homenagens e recordações, contou com a presença de estudantes, professores e técnicos que contribuíram para a história do Centreinar.

Os principais acontecimentos de suas cinco décadas foram lembrados pelo coordenador geral do Centreinar, Luís César da Silva, que fez um retrospecto sobre personagens pioneiros envolvidos, como os professores Mario Del Giudice e Tetuo Hara, que idealizaram em 1975 a criação de um centro para a difusão de tecnologias relacionadas à armazenagem de grãos no Brasil. Propósito que se concretizou em 1975 por ocasião dos preparativos para a comemoração dos 50 anos da UFV.

A implantação do Centro destinava-se a proporcionar estudos, pesquisas e análises relacionadas ao sistema de armazenagem de grãos no país. O objetivo era atender aos problemas do setor, especialmente por meio do treinamento de recursos humanos e do estabelecimento de bases e diretrizes para a Política Nacional de Armazenagem e Comercialização de Produtos Agrícolas.

Desde então, o Centreinar proporcionou o treinamento de mais de 28 mil profissionais, a publicação de conteúdos técnico-científicos por meio da Revista Brasileira de Armazenagem, do Jornal da Armazenagem e de séries de notas técnicas, a avaliação de equipamentos, a prestação de consultorias e o fomento à criação da Associação Brasileira de Pós-Colheita e da Associação Latino-americana de Pós-colheita de Grãos.

Ainda de acordo com Luís César da Silva (foto), essa “notável saga celebra agora um novo capítulo” com a criação do Núcleo Centreinar, no último ano. Vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Núcleo une os professores e técnicos dos Departamentos de Engenharia Agrícola (DEA), de Agronomia (DAA) e de Zootecnia (DZO), em uma estrutura colaborativa pronta para enfrentar os desafios do século XXI. “Nossa missão é clara: honrar o passado, inovar no presente e construir o futuro da pós-colheita no Brasil. Continuaremos a ser o farol de conhecimento, capacitando profissionais, desenvolvendo tecnologias e fortalecendo a posição da UFV como protagonista do desenvolvimento do agronegócio nacional.”

Presentes na mesa da cerimônia, os chefes do DAA, DZO e DEA, Wellington Souto Ribeiro; Luciana Rennó e Catariny Cabral Aleman Pina, respectivamente, destacaram a honra de representar os seus departamentos em momentos marcantes para a história da UFV, como a comemoração dos 50 anos do Centreinar, que com o seu pioneirismo os inspira e os motiva. Eles parabenizaram ainda a todos os que fazem parte dessa trajetória.

O diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Rodrigo Gava, ressaltou o papel do Centreinar para difusão de tecnologias associadas ao processamento e à armazenagem de grãos, auxiliando na transformação do país. Esse protagonismo também foi enfatizado pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Mário Luiz Chizzotti, que lembrou que, há 50 anos, o Brasil produzia cerca de 34 milhões de toneladas de grãos e, hoje, esse número aumentou dez vezes, já que a safra estimada é de cerca de 345 milhões de toneladas, demonstrando o “quanto o Centreinar é fundamental para evitar perdas e para a sustentabilidade, contribuindo para a alimentação da população mundial”.

Além de toda a atuação estratégica para o armazenamento de grãos, a vice-reitora Rejane Nascentes, representando a reitoria da UFV, destacou que o Centreinar sempre foi referência em capacitação não só dos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, mas também para o público externo, como profissionais de diferentes áreas e de outros países, expandido também ações para os outros campi e cumprindo cada vez mais a própria missão da UFV de atuar nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A cerimônia contou ainda com a homenagem a ex-funcionários que marcaram a história do Centreinar, dentre eles estavam os seus idealizadores, ex-diretores gerais, como Silvio Galdino de Carvalho Lima, que assumiu a gestão por três mandatos, entre 1977 e 1986; e José Onício Souza, primeiro servidor matriculado do Centreinar. Eles receberam certificados “em reconhecimento e gratidão por suas inestimáveis contribuições”. As fotos de todos os homenageados e de momentos da cerimônia poder sem conferidas em: www.flickr.com/galeriaufv.

Fotos: Daniel Sotto Maior