Institucional

Todos os campi

Campus Florestal lança 1ª Olimpíada Nacional de Ilustração Científica do Brasil

21/08/2025

Já está disponível o edital da 1ª Olimpíada Nacional de Ilustração Científica (ONIC): Ciência e Arte nas Escolas do Brasil. O projeto, pioneiro no país, tem como objetivo popularizar a ciência, aprimorar o ensino na educação básica e descobrir novos talentos, utilizando a ilustração científica como ferramenta de comunicação e aprendizado.

A ONIC é coordenada pelo professor Eduardo França Castro, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (IBF), do campus Florestal, e foi aprovada na Chamada Pop Ciência do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), contando com o fomento do FNDCT, MCTI, MEC e CAPES. Segundo o coordenador, a olimpíada reconhece a importância da ilustração científica para tornar o conhecimento mais acessível e atraente.

A competição de abrangência nacional é aberta a um público diversificado, dividido em cinco categorias: estudantes da educação básica (ensino fundamental II e médio/técnico) de escolas públicas e privadas; estudantes de graduação; estudantes de pós-graduação; professores da Educação Básica, Técnica, Tecnológica e/ou Superior; e outros profissionais.

A inscrição para todas as categorias é gratuita e já pode ser realizada pelo formulário eletrônico. Os inscritos terão acesso a materiais de capacitação, como videoaulas, guias e tutoriais sobre técnicas de ilustração científica, para posteriormente enviarem uma ilustração científica de sua autoria para avaliação. Os trabalhos poderão ser executados em diferentes técnicas, como desenho monocromático (grafite), desenho colorido, pintura (aquarela, guache), desenho digital e técnica mista.

Os classificados participarão da final no campus Florestal da UFV, que contará com provas práticas, palestras, workshops e a exposição dos trabalhos premiados. Os participantes com as melhores notas em cada categoria e modalidade serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. O grande destaque da ONIC será a concessão de 75 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq para os estudantes da educação básica de escolas públicas premiados na final. Cada bolsa terá o valor de R$ 300,00 mensais, com duração de dez meses (setembro de 2026 a junho de 2027), sendo distribuídas de forma a promover a inclusão e a diversidade na ciência.

Todos os detalhes, como as fases da competição, cronograma e premiação, podem ser conferidos na página da ONIC.