Institucional

Todos os campi

Centreinar agora é um Núcleo da UFV

05/12/2024

Fachada de um prédio térreo cinza, composto por múltiplos arcos e paredes de vidro, sem telhado.

O novo núcleo da Universidade prosseguirá suas atividades mantendo-se fiel aos objetivos originais

O Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar) tornou-se Núcleo Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem e Assuntos Afins – Núcleo Centreinar da UFV. A sua criação e regimento foram aprovados, no último dia 28, pelo Conselho Universitário (Consu), seguindo os critérios para criação de núcleos na Universidade. 

De acordo com o dirigente do Centreinar, Fernando da Costa Baêta, professor do Departamento de Engenharia Agrícola, a mudança ocorreu, porque o modelo de gestão anterior da entidade, nos moldes de sua constituição, não encontrava mais amparo jurídico, nem por parte da UFV, nem por parte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sua parceira na época da criação do Centro. “O caminho natural foi sua adequação como núcleo, envolvendo os departamentos de Engenharia Agrícola, de Agronomia e de Zootecnia, com vinculação ao Centro de Ciências Agrárias. Dessa forma, o núcleo passa a estar administrado unicamente pela Universidade, cumprindo todas as suas normas internas, para continuar a atender suas finalidades”.

O novo núcleo da UFV prosseguirá suas atividades mantendo-se fiel aos objetivos originais do Centreinar. Dentre eles, “promover a formação, capacitação e treinamento de recursos humanos, com cursos de curta duração, para pessoal de nível operacional, médio e superior”, “assessorar órgãos públicos e privados” no que diz respeito “à implantação, adequação e operacionalização de unidades de processamento, armazenamento, beneficiamento e industrialização de produtos agrícolas”; e “ainda promover e realizar eventos, perícias e laudos técnicos e científicos”.

Vale ressaltar que o Centreinar foi criado, em 1975, por meio de um acordo entre a Universidade e a Companhia Brasileira de Armazenamento – atualmente Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - tendo como base a expertise da área técnica de armazenamento do Departamento de Engenharia Agrícola. Há quase 50 anos, vem capacitando e dando suporte técnico ao sistema de armazenagem do país. Durante esse tempo, já treinou mais de 27 mil técnicos e estudantes do Brasil e do exterior, além de prestar assessorias e consultorias a diversos órgãos governamentais e empresas privadas.