Institucional

Todos os campi

Pesquisadores identificam nova espécie de fungo capaz de manipular formigas

19/08/2025

Em busca de elementos que pudessem evidenciar a relação entre fungos e vespas em Ouro Preto (MG), o pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Samuel Lima Santos acabou descobrindo uma nova espécie de fungo - Ophiocordyceps acanthoponerae - capaz de infectar e manipular o comportamento de formigas. A descoberta foi publicada em um artigo na Fungal Systematics and Evolution (FUSE) e divulgada no site do Programa. O trabalho foi orientado pelo professor Simon Elliot, coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Microorganismo da UFV.

A espécie descoberta por Samuel pertence a uma nova linhagem desses fungos, filogeneticamente próxima a uma espécie que infecta vespas sociais, mas morfológica e molecularmente distinta das que, até então, eram conhecidas pela manipulação de formigas.

Foto: Frederico Salles

A expectativa dos pesquisadores é que a descoberta tenha um papel importante na compreensão da evolução dos fungos manipuladores de insetos sociais. “Esse é o primeiro registro de formigas dessa tribo sendo infectadas por esses fungos. E o fato de terem características relacionadas a uma outra espécie que infecta vespas, cria um elo entre esses dois grupos de insetos sociais e sua relação com Ophiocordyceps. Esse elo, provavelmente, terá um papel importante para ajudar a explicar o processo de evolução da manipulação comportamental exercida por esses fungos”, disse Samuel.

A descoberta, segundo os pesquisadores, tem potencial de contribuir para a investigação das substâncias usadas para manipulação dos insetos e para a geração de estratégias voltadas ao controle de pragas.