Institucional

Todos os campi

Fórum presidido pelo reitor da UFV se reúne com deputados federais de Minas para liberação de emendas de bancada

03/12/2024

O reitor Demetrius David da Silva participou de uma reunião, nesta terça-feira (3), na Câmara de Deputados, em Brasília (DF), com o coordenador da bancada federal mineira, Luiz Fernando Ramos Faria. No encontro, agendado pela deputada federal Ana Pimentel, que também esteve na reunião, o reitor representou o Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), o qual preside.

Junto ao professor Demetrius estavam a vice-presidente do Foripes, Marinalva Vieira Barbosa (reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro), o segundo vice-presidente, Cleber Ávila Barbosa (reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais), e o reitor Marcelo Pereira de Andrade, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde o deputado Luiz Fernando se formou em Engenharia Mecânica.

A reunião desta terça está relacionada a um ofício enviado ao deputado, em agosto, pelo presidente do Foripes, solicitando uma audiência com os membros do Fórum. O motivo era discutir a liberação de duas emendas de bancada que universidades, institutos federais e Cefet-MG haviam sido contemplados, totalizando R$ 56 milhões, mas que foram bloqueadas pelo Decreto nº 12.120, de 30 de julho de 2024, que alterou a programação orçamentária e financeira, bem como o cronograma de execução do Ministério da Educação (MEC). Ambas são de autoria do senador Rodrigo Pacheco e visam apoiar a execução de planos de ampliação e expansão das instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais.

Pelo mesmo motivo, o reitor também se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes, que se dispôs a ajudar no desbloqueio das emendas junto ao MEC e, particularmente, na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O primeiro passo que deu nessa direção foi estabelecer um contato com o ministro da SRI, Alexandre Padilha, e com o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, o qual mencionou estar trabalhando pela liberação das emendas e tentando preservar as instituições de ensino dos sucessivos bloqueios e cortes orçamentários dos últimos anos.

O presidente e a diretoria do Foripes continuam em contato com os parlamentares e dirigentes do MEC e mantêm a expectativa pela liberação dos recursos. Destaca-se, ainda, que existe a previsão de o MEC detalhar os programas que serão afetados pelo corte de R$ 1,6 bilhão, anunciado há poucos dias, com previsão de impacto no PAC das universidades.