Institucional

Campus Viçosa

PAD alerta comunidade universitária sobre consumo de energia elétrica

04/12/2024

Atenta ao aumento do consumo de energia elétrica no campus Viçosa da UFV, a Pró-Reitoria de Administração (PAD) destaca a importância da colaboração da comunidade universitária para que a demanda máxima contratada na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) não seja ultrapassada. Na última segunda-feira (2), por exemplo, a demanda ficou próxima ao limite contratado — em vermelho, no gráfico abaixo — e a Universidade teve que colocar em ação medidas de controle. A ultrapassagem de demanda contratada ocasiona interrupção no fornecimento de energia elétrica e multas.

Mesmo com as ações do Programa de Eficiência Energética, como a implantação da Usina Fotovoltaica e a instalação de geradores para os horários de pico, a PAD solicita que a comunidade universitária evite o uso de equipamentos com grande potência entre 16h e 18h30. Pede, também, que os aparelhos de ar-condicionado sejam usados com a temperatura mínima de 24°C e, quando possível, desligados até as 17h.

Caso a situação se mantenha, nem mesmo as medidas para melhoria da eficiência energética ou de controle serão suficientes para suprir o consumo nos dias mais quentes. A PAD ressalta, ainda, que a Cemig não tem disponibilidade técnica para aumento da demanda contratada.