Institucional

Todos os campi

UFV participa de lançamento de projeto de superação da pobreza rural no semiárido brasileiro

03/12/2024

A UFV é parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) na realização do seminário Superação da pobreza rural no semiárido brasileiro: a trajetória do Projeto Dom Hélder Câmara. O evento, que tem a participação do reitor Demetrius David da Silva, começou nesta terça-feira (3), em Brasília (DF), e contou com o lançamento da terceira fase do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira.

Considerada uma das mais importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável e à superação da pobreza no semiárido, a nova fase do projeto terá duração de seis anos, com um orçamento direto de R$ 221,4 milhões e cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A expectativa é beneficiar 90 mil famílias de agricultores familiares em 30 territórios rurais do semiárido do Nordeste e de Minas Gerais.

O reitor Demetrius David da Silva agradeceu pela honra de participar do evento e pela oportunidade que o MDA e o FIDA concederam à UFV de auxiliar no projeto. Ele lembrou que a Universidade, em seus 98 anos de existência, é referência em ações relacionadas à agricultura familiar e reafirmou o compromisso da instituição em trabalhar para a redução da pobreza no meio rural. “A sustentabilidade tem as vertentes social, econômico-financeira e a ambiental. Se os agricultores não conseguem tirar da terra o seu sustento, a questão ambiental dificilmente passa a ser prioritária. Por isso, é fundamental a redução da pobreza para alcançar o desenvolvimento rural sustentável”, reforçou.

Programação do Seminário

O seminário contará com mesas-redondas sobre as lições aprendidas e as perspectivas futuras do PDHC, promovendo o diálogo entre representantes do governo, movimentos sociais, academia, instituições parceiras e beneficiários do projeto. O presidente do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) e professor da UFV, Marcelo José Braga, participou nesta terça-feira (3) de uma dessas mesas-redondas, em que foi palestrante e lançou o livro Superação da pobreza rural no semiárido brasileiro: a trajetória do Projeto Dom Hélder Câmara, do qual foi organizador.

Elaborada pelo MDA e a UFV, com a participação de 28 pesquisadores, a obra resgata a trajetória do projeto, que se iniciou em 2001, e já beneficiou mais de 101 mil famílias em suas duas primeiras fases, com resultados significativos, como a redução de 87% na pobreza extrema das famílias atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural. Reconhecido como uma referência internacional, o PDHC foi ainda eleito, em janeiro deste ano, uma das cinco ações mais bem-sucedidas do FIDA em todo o mundo.

A UFV também será representada, na programação desta quinta-feira (4), pelo professor Dênis Antônio da Cunha, do Departamento de Economia Rural, e da doutoranda em Economia Aplicada Rosimere Fortini, como palestrantes das mesas-redondas Os desafios da superação da pobreza rural no semiárido e Experiências exitosas do PDHC, respectivamente. Toda a programação pode ser acompanhada pelo canal do MDA no YouTube.