Audiência pública acolhe sugestões da comunidade acadêmica para construção do Centro de Atividades Docentes

03/10/2024

Professores, estudantes e técnicos administrativos da UFV puderam contribuir com sugestões e esclarecer suas dúvidas, na manhã desta quinta-feira (3), sobre a construção do novo prédio para salas de aulas e espaços coletivos no campus Viçosa. A audiência pública ocorreu no auditório da Biblioteca Central e contou com a apresentação do projeto arquitetônico da edificação denominada provisoriamente de Centro de Atividades Docentes (CAD), já que o seu nome ainda será definido a partir também das contribuições da comunidade acadêmica.

O reitor Demetrius David da Silva destacou que o CAD será muito diferente dos pavilhões de aulas até então construídos na Universidade, prezando pelo atendimento às demandas atuais e futuras do processo de ensino-aprendizagem. “Não podemos cometer erros na construção de um prédio tão fundamental e desejado. Por isso, promovemos essa audiência para acolhermos as sugestões, realizarmos as alterações necessárias no projeto, com o objetivo de transformar recursos públicos em uma obra que atenda aos anseios da comunidade, sem perder de vista a inovação, praticidade e sustentabilidade”.

O pró-reitor de Administração, Leonardo Vidigal, contou que o projeto arquitetônico moderno e arrojado do CAD começou a ser desenvolvido em 2022, por meio da Diretoria de Projetos com a Pró-reitoria de Ensino, sendo fruto de uma parceria da UFV com a Secretaria de Estado da Educação, que viabilizou o repasse de R$ 35 milhões para a sua concretização.

A edificação, segundo a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, tem dentre os seus objetivos oferecer uma infraestrutura pedagógica inovadora, que permita o desenvolvimento das atividades acadêmicas por meio de soluções tecnológicas, inclusivas, criativas e humanizadas, em consonância com os desafios educacionais da modernidade, levando em consideração o espaço como um “terceiro educador”.

Após as falas da mesa diretora, o arquiteto da UFV Giovani Correa Giacomini apresentou os detalhes do projeto arquitetônico do CAD e respondeu às principais dúvidas, com o auxílio também da mesa diretora da audiência pública, que acolheu todas as sugestões. Ao final, o reitor destacou que todas as contribuições serão analisadas técnica e pedagogicamente de forma hábil, tendo em vista a urgência para a licitação e início da obra.

Participaram também da mesa diretora da audiência pública a vice-reitora Rejane Nascentes; o chefe da Divisão de Projetos, Matheus Freitas de Oliveira, e o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Douglas Lopes de Souza.

Sobre o novo prédio

O CAD contará com três pavimentos e funcionará no campus Viçosa, ao lado do Restaurante Universitário II, onde hoje está localizado o Departamento de Educação Física. O espaço contará com salas de aula e espaços coletivos; uma Unidade de Apoio Educacional (UAE), projetada para o acolhimento e encaminhamento das demandas estudantis no campo pedagógico, por meio de tutorias e monitorias. Além disso, a edificação contará com um espaço destinado ao FabLab, pensado para que os usuários se sintam à vontade para explorar suas ideias e dar vida a novos projetos. Mais detalhes podem ser conferidos na matéria sobre a construção do novo prédio.