UFV recebe estudantes do ensino fundamental para comemoração do Dia Nacional das Abelhas

03/10/2024

Os projetos Abelhudos e De olho nas abelhas, vinculados ao Departamento de Biologia Geral (DBG), organizaram um Dia de Campo, no Apiário Central do campus Viçosa, em comemoração ao Dia Nacional das Abelhas. O evento foi promovido, na quinta-feira (3), especialmente para estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais Alice Loureiro, Effie Rolfs e José Lourenço de Freitas. Aproximadamente 70 alunos do sétimo, oitavo e nono ano visitaram o espaço; dentre eles, alguns que já participam de ações realizadas pelos projetos da UFV nas escolas.

O Dia de Campo foi uma oportunidade para os adolescentes conhecerem a Universidade e compartilharem aprendizados e experiências que obtiveram com os projetos ao longo do ano. Para isso, contou com apresentações sobre o ciclo de desenvolvimento das abelhas, a diversidade de espécies, a variedade de caixas racionais e a relação entre as abelhas e biomas, além de proporcionar o contato dos alunos com as colônias do Apiário Central.

Dentre as diversas espécies de abelhas sem ferrão observadas durante a visita, a Plebeia lucii, conhecida popularmente como “mirim luci”, chamou a atenção. Isso porque é nativa de Viçosa e sua descoberta começou na Universidade, quando o professor aposentado Lúcio Antônio Oliveira Campos teve contato com a espécie e enviou amostras para o taxonomista padre Jesus Santiago Moure. Em 2004, foi confirmado que se tratava de uma nova espécie e o nome dado a ela representa uma homenagem ao professor. A mirim luci é considerada uma das menores abelhas do mundo, tendo de três a quatro milímetros de comprimento e, atualmente, pode ser encontrada em outros estados, como Rio de Janeiro (na cidade de Santa Maria Madalena) e Espírito Santo (em Linhares).

Troca de conhecimentos

As apresentações foram realizadas pelos estudantes da UFV que integram os projetos e também contaram com o protagonismo dos alunos do ensino fundamental que participam das suas ações. A aluna da E. E. Alice Loureiro Laylla Amaral, por exemplo, compõe o Clube de Ciências do Abelhudos e apresentou os resultados de um trabalho sobre citogenética e a sua relação com a variedade de abelhas existentes. “As abelhas são muito diversificadas", ressaltou. Outros alunos, como Lucas Gregório e Lara Lima (foto), da E. E. Effie Rolfs, compartilharam aprendizados sobre a importância desses insetos para a polinização das flores.

A partir dessas compreensões, os jovens tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos em suas casas e escolas, contribuindo com a conscientização e preservação desses insetos. A interação entre a Universidade e as escolas foi salientada pela professora de Ciências e Biologia Daniela Guedes, da E. E. José Lourenço de Freitas. De acordo com ela, muitos alunos são de comunidades rurais e têm contato com as abelhas em seus contextos familiares, alguns até constroem ninhos para observar e cuidar delas. Para a professora, essas ações são importantes, porque, “antes desses projetos de extensão, os meninos viam a UFV como uma realidade mais distante”.

Os projetos

Apesar de se complementarem, os projetos têm objetivos distintos. O  Abelhudos: abelhas como ferramenta para promoção de conhecimento e troca de saberes entre a Universidade, escola e sociedade é um projeto de divulgação científica. Já o De olho nas abelhas: uma abordagem multidisciplinar visando à promoção de conhecimentos e à conservação ambiental é um projeto de extensão com interface com a pesquisa. Ambos são coordenados pela professora do Departamento de Biologia Geral Mara Garcia Tavares e tem atuação em sete escolas públicas de Viçosa, desde o início de 2023. A professora Carolina Gonçalves, também do DBG e integrante dos projetos, explica que as iniciativas buscam a conscientização dos alunos ao “apresentar o universo das abelhas” e disseminar a preservação ambiental. As múltiplas atividades envolvem dias de campo, clubes de ciências e palestras, dentre outras, que promovem o contato dos alunos com o ensino, pesquisa e a extensão universitária.

As ações dos projetos podem ser acompanhadas pelo Instagram — instagram.com/abelhudosufv e instagram.com/deolhonasabelhas — e no YouTube.

Êmily Reis - bolsista
Fotos: Maria Fernanda Neves - bolsista