Todos os campi

Pesquisa da UFV ganha destaque com desenvolvimento de Biossensor para Sorodiagnóstico de Covid-19

04/10/2024

A pandemia de Covid-19 ressaltou a importância de se desenvolver novas plataformas para diagnósticos eficientes e de baixo custo, ajudando a reduzir a propagação de doenças virais. Em resposta a essa necessidade, pesquisadores do Departamento de Física (DPF) e do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) da UFV somaram esforços para o desenvolvimento de um novo biossensor para sorodiagnóstico da Covid-19.

A pesquisa foi desenvolvida pelo mestrando Wenderson Rodrigues Fialho da Silva, sob a orientação do professor Joaquim Bonfim Santos Mendes, do programa de Pós-graduação em Física da UFV, em parceria com o grupo liderado pelo professor Tiago Mendes, do DBBM. Segundo Wenderson, "trata-se de um novo biossensor magnetoelástico para sorodiagnóstico da Covid-19, altamente sensível e que faz a leitura de forma remota, sem a necessidade de contatos elétricos". O pesquisador destaca ainda que "o biossensor tem o potencial para automação em diagnósticos em larga escala, sendo uma ferramenta eficiente, de baixo custo e promissora para o diagnóstico sorológico da Covid-19 e de outras doenças negligenciadas, dentre elas, dengue, malária, zika, chikungunya".

Da esquerda para direita, no Laboratório de Materiais Avançados no DPF-UFV, os pesquisadores Tiago Mendes, Larissa Monteiro, Wenderson Rodrigues, Joaquim Mendes, Eduardo Nery e Rafael Cunha

O trabalho resultou em um artigo de alto impacto (impact fator: 10.7) publicado no prestigiado jornal científico Biosensors and Bioelectronics, intitulado A biosensor based on magnetoelastic waves for detection of antibodies in human plasma for COVID-19 serodiagnosis. Ele também foi premiado como o melhor trabalho apresentado na seção "Magnetism" no Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society, maior evento da área de Física no Brasil, ocorrido em Florianópolis (SC), em maio deste ano. Além disso, está concorrendo ao prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.

Patente
Todo sensor necessita de um sistema de detecção para sua leitura. Nesse sentido, buscando uma solução prática para o aparelho utilizado para medir os sensores, os pesquisadores desenvolveram um dispositivo de detecção portátil com vantagens notáveis. Dentre elas, baixo custo e otimização eletrônica, simplificando a complexidade dos componentes e facilitando a implementação em ambientes reais.

O trabalho gerou o registro de uma patente associada ao dispositivo de detecção, assim como o registro de patente do software MagWaveScan, utilizado para leitura, controle e processamento de sinais dos sensores, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O projeto contou com o apoio e a assessoria do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFV.

Além de ser uma alternativa aos equipamentos caros utilizados nos laboratórios de pesquisa, o dispositivo de detecção proposto representa uma contribuição significativa para avanços no campo de inovação tecnológica da Universidade e no desenvolvimento de instrumentação científica. Sobre esse desenvolvimento, inclusive, os pesquisadores elaboraram o artigo Development of an integrated device based on the gain/phase detector and Arduino platform for measuring magnetoelastic resonance.

O professor Joaquim ressalta que o grupo está aberto para parcerias com pesquisadores de outras áreas para colaborações interdisciplinares, uma vez que a plataforma desenvolvida pode ser adaptada para detecção de outros agentes, físicos, químicos ou biológicos, como aqueles relacionados à segurança alimentar, adulterantes, contaminantes, bactérias, agrotóxicos, dentre outros. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail joaquim.mendes@ufv.br.