Todos os campi

UFV realiza consulta junto à comunidade sobre construção do Centro de Atividades Docentes

24/09/2024

No dia 3 de outubro, a UFV realizará uma audiência pública para a comunidade universitária contribuir com sugestões e esclarecer dúvidas sobre a construção do Centro de Atividades Docentes (CAD), que funcionará no campus Viçosa, ao lado do Restaurante Universitário II, onde hoje está localizado o Departamento de Educação Física. Trata-se de um prédio funcional, de três pavimentos, que reunirá salas de aulas e espaços coletivos variados, totalmente equipados.

Com um projeto arquitetônico moderno e arrojado, desenvolvido pelas pró-reitorias de Administração e de Ensino, o CAD é fruto de uma parceria da UFV com a Secretaria de Estado da Educação, “que viabilizou o repasse de R$ 35 milhões para a concretização desse sonho”, segundo o reitor Demetrius David da Silva. O resultado será uma “infraestrutura pedagógica inovadora, que permitirá o desenvolvimento de atividades acadêmicas, por meio de soluções tecnológicas, inclusivas, criativas e humanizadas, em consonância com os desafios educacionais contemporâneos”.

Para alcançar os seus objetivos, os diversos espaços do CAD foram planejados para realizar aulas e outras atividades pedagógicas em todas as áreas do conhecimento, privilegiando o conforto térmico e acústico. Além disso, haverá disponibilidade de recursos didáticos e tecnológicos adequados aos objetivos previstos pelos docentes.

Um dos seus espaços, por exemplo, a Unidade de Apoio Educacional (UAE), será o setor que congregará os esforços institucionais de acolhimento e encaminhamento das demandas estudantis no campo pedagógico. Ele unirá os esforços da tutoria e da monitoria em prol da melhoria das condições de ensino e aprendizagem dos estudantes.

O grande diferencial do CAD, no entanto, será o Fab Lab. De acordo com o reitor, será “um espaço pensado para que os usuários se sintam à vontade para explorar suas ideias e dar vida a novos projetos”. O espaço integrará a rede global de laboratórios de fabricação (Fab Labs) e estará equipado com uma variedade de máquinas que permitirão a fabricação de praticamente qualquer protótipo. Entre os equipamentos disponíveis, estarão impressoras 3D, máquinas de corte e gravação a laser e fresadoras CNC capazes de cortar e gravar diferentes materiais em três dimensões. Para conhecer um pouco mais sobre o Centro de Atividades Docentes, assista ao vídeo abaixo:

A audiência pública está marcada para as 8h30, no auditório da Biblioteca Central. A participação de todos é muito bem-vinda.