Todos os campi

Estudante do CAp-Coluni é finalista do Global Student Prize

22/07/2024

Foto: millenaxavier.com/Reprodução

Nos últimos dias, a notícia de que Millena Xavier Martins está entre os 50 finalistas do Global Student Prize de 2024 teve muita repercussão. Não é de surpreender: a brasileira tem apenas 17 anos de idade e está concorrendo ao prêmio que é considerado o “Nobel da educação para estudantes”. O que muitos ainda não sabem é que Millena é estudante do terceiro ano do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) da UFV.

Millena já é reconhecida internacionalmente como pesquisadora e empreendedora que utiliza inteligência artificial para contribuir com questões sociais, como desafios educacionais e abordagens relacionadas à saúdeEla conta que a atuação nessas áreas se deu em função de sua participação em olimpíadas científicas, sempre com o apoio de professores do Coluni. Dentre eles, destaca Lidiane Rosa, professora de Matemática, que levou quatro alunos para um curso de verão no Centro de Matemática da Fundação Getúlio Vargas; Daniel Rodrigues Ventura, de Física, que esteve com estudantes no Desafio Liga Jovem, e Jildete Karla dos Santos, de Biologia. Essa acompanhou Millena em uma feira de ciência no campus Florestal e orientou o time do qual ela fazia parte na Olimpíada de Empreendedorismo de Viçosa, competição em que sua equipe conquistou o primeiro lugar. Todas essas experiências, segundo Millena, foram fundamentais para o seu desenvolvimento estudantil. Em sua opinião, o Coluni é excelente para se vivenciar um ambiente universitário de altas demandas e, ao mesmo tempo, participar de atividades de pesquisa e extensão.

Ser finalista do Global Student Prize — uma parceria da empresa Chegg, de educação e tecnologia, com a Varkey Foundation —, que anualmente reconhece estudantes cujos desempenhos notáveis tenham gerado impactos positivos na sociedade, é mais uma conquista e resultado da atuação de Millena. Ela foi selecionada entre mais de 11 mil inscritos de 176 países. Abaixo, estão alguns destaques da imprensa sobre o prêmio:

Foto: millenaxavier.com/Reprodução

Em 2023, a estudante do CAp-Coluni foi a brasileira mais jovem da lista Forbes Under 30, na categoria Ciência e Educação. Em seu extenso currículo estão mais de 37 premiações científicas, incluindo medalhas de ouro nas olimpíadas brasileiras de Tecnologia (OBT) e de Informática (OBI) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Millena também já foi agraciada com bolsas integrais para participar de programas internacionais nas universidades de Stanford, Yale e Toronto, dentre outras. É possível conhecer mais sobre sua história no site www.millenaxavier.com.