Todos os campi

Aplicativo que ajuda usuário a decidir sobre uso de energia solar está entre os melhores projetos de empreendedorismo

21/12/2023

Marcelo e Heverton sorriem e posam lado a lado, em frente a dois grandes painéis solares azuis escuros quadriculados.

Marcelo Nascimento e Heverton Pereira são os autores do app

O Estimate, um aplicativo desenvolvido na UFV que facilita a tomada de decisão de quem quer optar pela adoção de sistema de energia solar em casa, ficou entre os finalistas do Programa Energinn MIR REAP Rio 2023. O evento aconteceu, na última semana, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do professor Heverton Pereira, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), coordenador do projeto. O Programa tem como objetivos a formação de empreendedores, aceleração de startups e geração de provas de conceito em energia e sustentabilidade

O aplicativo foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Sistemas Elétricos de Potência (Gesep), criado no DEL, em 2010, para estimular estudantes de diversos cursos a trabalharem em equipe para a produção de pesquisa de alto impacto. Ele dimensiona o sistema de energia solar ideal para a residência do usuário e fornece informações sobre o retorno do investimento. Baseando-se na média diária de consumo de energia e considerando a variedade de produtos disponíveis no mercado, a ferramenta orienta os usuários na escolha dos componentes ideais para instalação de equipamentos de energia solar.

O desenvolvimento foi liderado pelo estudante do curso de Ciência da Computação Marcelo Nascimento. De acordo com o professor Heverton, que também é coordenador do Gesep, mais de 600 pessoas de todo o Brasil participaram de treinamentos em diferentes áreas do conhecimento relacionadas à inovação e ao empreendedorismo, mas apenas oito equipes chegaram à fase final do Energinn MIR REAP.  "Estar entre os melhores aplicativos na área de energia dá visibilidade ao projeto desenvolvido na UFV. A partir desta competição teremos acesso a investidores e a eventos que podem nos ajudar a ampliar o alcance do nosso trabalho e a melhorar o sistema que desenvolvemos", disse ele.

O aplicativo está disponível para ser baixado gratuitamente no site do Estimate ou para o sistema Android.