E-book produzido no Departamento de Nutrição apresenta orientações para alimentação de pessoas com disfagia

02/07/2024

E-book apresenta receitas e orientações para pessoas com disfagia, especialmente idosos

Para contribuir com a qualidade de vida e planejamento alimentar de pessoas com disfagia, ou seja, que têm dificuldade para engolir alimentos ou líquidos, profissionais e estudantes do Departamento de Nutrição da UFV (DNS) produziram e disponibilizaram gratuitamente o e-book Harmonizando Sabores e Consistência: a arte da culinária que confere dignidade ao ato da alimentação na disfagia.

No e-book são apresentadas receitas já testadas com idosos longevos de cremes e preparações à base de sucos naturais de sabores distintos, sem adição de espessante, com textura cremosa, obtida com a polpa da fruta. Há ainda orientações sobre como preparar e oferecer as receitas, incluindo informações relacionadas ao posicionamento adequado para receber o alimento e dicas para estimular a deglutição.

O material, que tem autoria da professora do DNS Maria Teresa Fialho de Sousa Campos e colaboração de servidores do Departamento e estudantes, pode ser acessado gratuitamente por este link.