Prêmios

Ex-aluno da UFV recebe premiação internacional na área de Biomateriais

01/09/2023

Foto de Caio em frente a um grande tronco cortado. Caio é um homem jovem, pele parda, cabelo, barba e bigode castanhos escuros. Ele sorri. O ex-aluno de Engenharia de Alimentos da UFV Caio Gomide Otoni foi um dos vencedores do prêmio Materials Today Rising Star Award, concedido por uma das revistas científicas de maior impacto na pesquisa em Materiais: Materials Today. O prêmio foi entregue a seis jovens pesquisadores de três diferentes campos de pesquisa da área de Ciência e Engenharia de Materiais, sendo Caio o único vencedor do Hemisfério Sul, já que os demais estão vinculados a instituições dos Estados Unidos e da Alemanha.

A premiação ocorreu durante o evento Materials Today Conference, realizado no último mês, em Singapura, onde Caio também proferiu palestra como convidado. O prêmio foi concedido devido às contribuições do pesquisador na área de Biomateriais, envolvendo sistemas de encapsulamento e entrega modulada de moléculas de interesse farmacológico; espumas e outros arcabouços porosos e/ou fibrosos para regeneração tecidual; superfícies biocidas e autolimpantes; plataformas sensoriais para detecção de analitos de relevâncias biomédica ou alimentícia; hidrogéis responsivos a estímulos externos; curativos membranosos não-tecidos, e materiais comestíveis, como veículos para probióticos e outros compostos de interesse nutricional.

Caio foi bolsista de iniciação científica, durante a graduação na UFV, e realizou período sanduíche na United States Department of Agriculture (USDA), nos Estados Unidos. Com pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, atuou como pesquisador visitante na Aalto University (Finlândia) e como pesquisador colaborador no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio da Embrapa Instrumentação e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Atualmente, é professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos e lidera o grupo de pesquisa  maTREErials.

Além de biomateriais, foram premiados jovens pesquisadores dos campos de pesquisa de Conversão e armazenamento de energia e Ciência de dados e inteligência artificial. Todos os vencedores podem ser conferidos na página da Material Today.