Ex-aluno conquista prêmio por trabalho sobre mobilidade social de cotistas

25/05/2023

José Roberto é um homem jovem, magro, branco, cabelos e olhos castanhos. Ele segura uma placa prateada e sorri.

José Roberto Abreu durante a premiação

O ex-aluno do programa de doutorado em Administração da UFV José Roberto Abreu de Carvalho Junior recebeu o prêmio de melhor trabalho no VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), o evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio, em São Paulo.

Intitulado Capital cultural e ganhos profissionais de egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras, o trabalho premiado é fruto da tese de doutorado de José Roberto, orientada pelo professor Wescley Silva Xavier e coorientada pelo docente Marco Aurélio Marques Ferreira, ambos do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV (PPGADM).

Na tese Mobilidade social e melhoria de vida de egressos cotistas das universidades federais brasileiras, aprovada em fevereiro deste ano, os pesquisadores observaram que a política de cotas (Lei 12.711) conseguiu promover a mobilidade social dos egressos cotistas, já que eles conquistaram inserção no mercado de trabalho em cargos/empregos qualificados, com boas remunerações, possibilitando a interrupção do ciclo geracional de pobreza em suas famílias. Os resultados sugeriram ainda que os benefícios econômicos e não econômicos proporcionados pelo ensino superior foram consideravelmente mais impactantes para os egressos cotistas em relação aos não cotistas.

As conclusões foram obtidas com a aplicação de questionário eletrônico respondido por 11.458 ex-alunos, entre cotistas e não cotistas, de 248 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, de 18 universidades federais e das cinco regiões do Brasil. Para a análise, os pesquisadores utilizaram uma abordagem mista de dados, que contou com os métodos Teste t de Student, Teste de Qui-Quadrado e Regressão Logística Multinomial, além de Grupos Focais e o método Análise de Conteúdo.

José Roberto destacou que receber a premiação da Anpad é uma “forma de incentivar os demais estudantes da UFV a se envolverem com atividades de pesquisa, além de ser uma resposta à sociedade em geral sobre o retorno de investimentos públicos na pós-graduação stricto sensu”.

A tese completa pode ser acessada no sistema Locus UFV.