Todos os campi

Estudante de Engenharia Florestal recebe Prêmio da Diplomacia Verde da União Europeia

17/05/2023

Ybáñez e Claudio em frente a uma parede branca com o símbolo da União Europeia, dentro de um círculo de estrelas.

O embaixador Ignacio Ybáñez presidiu a cerimônia de premiação de Cláudio Magaton

O estudante do curso de Engenharia Florestal da UFV Cláudio Magaton recebeu, na semana passada, o título de Diplomata Verde, por estar entre os vencedores de um concurso organizado pela União Europeia (UE) no Brasil. O concurso Diplomacia Verde para Jovens é voltado para quem tem de 18 a 25 anos e pretende protagonizar mudanças para um futuro mais sustentável, verde e inclusivo. Em sua terceira edição, teve como tema Clima, Meio Ambiente e Energia: O papel dos jovens na preservação e inovação para o futuro de todos. Dos 30 projetos inscritos, cinco foram vencedores e o do Cláudio está entre eles.

Intitulado Líderes Florestais, o projeto do estudante do sétimo período de Engenharia Florestal, do campus Viçosa, pretende aproximar as comunidades do entorno do Centro de Pesquisa Iracambi da Mata Atlântica, localizado na Zona da Mata mineira, com a UFV. Seu objetivo é agir na formação de líderes socioambientais e conscientes da preservação e desenvolvimento da Mata Atlântica por meio de capacitações. A previsão é que o projeto seja executado de agosto de 2023 a março de 2024, tendo como orientadora a professora Lausanne Soraya de Almeida, do Departamento de Engenharia Florestal, que atua na área de sementes florestais. As ações serão multidisciplinares e envolverão alunos de diferentes cursos da UFV, selecionados por meio de edital.

Cláudio justifica a escolha do Centro de Pesquisa Iracambi com o fato de que “precisamos chamar a atenção sobre a preservação do bioma em que estamos inseridos. Como ali eles já atuam na restauração florestal, envolvendo as comunidades ao redor, é um local potencial para desenvolver um projeto de extensão relacionado ao tema”.

O resultado do concurso foi divulgado em abril, mas a premiação aconteceu, no dia 9 de maio, em uma cerimônia em Brasília (DF), presidida pelo embaixador da União Europeia, Ignacio Ybáñez. Ela aconteceu na sede da UE com a participação de delegados de seus 27 estados-membros. Os vencedores também foram convidados para um coquetel diplomático em comemoração ao Dia da Europa, no qual estavam presentes o corpo diplomático dos estados-membros da UE, chefes de missões diplomáticas no Brasil, ministros e representantes do Congresso Nacional e da sociedade civil.

Participantes da cerimônia lado a lado ao redor da mesa da cerimônia.

O prêmio foi entregue em Brasília com a presença de delegados dos estados-membros da UE