Todos os campi

Celib lança cartilha de Libras em parceria com prefeitura de Viçosa

16/11/2022

O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (Celib) da UFV lançou uma cartilha em parceria com a prefeitura de Viçosa. A Cartilha de Libras, que está disponível gratuitamente, foi produzida pela professora do Departamento de Libras e coordenadora do Celib, Bianca Sena Gomes, e seus orientandos com as finalidades de conduzir e concretizar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Segundo Bianca, além de sinas básicos de Libras, o material traz informações sobre a comunidade surda, com temas relacionados à cultura, identidade, mitos e interação professor/intérprete.

A professora conta que a parceria com a prefeitura se deu por meio do Celib nas escolas, um projeto de extensão em que os docentes do curso oferecem aulas gratuitas - teórico-práticas - de Libras a professores que têm alunos surdos no contexto escolar. O projeto contribui, portanto, para a formação profissional de professores e, consequentemente, para a inclusão das crianças surdas. De acordo com a coordenadora do Celib, embora a cartilha surja como “amparo e material didático”, ela também é voltada para quem desconhece a língua de sinais e os conceitos básicos da comunidade surda como minoria linguística do Brasil.

A expectativa da professora é que a cartilha alcance o maior número possível de pessoas, incentivando o ensino de Libras de forma simplificada. “É uma forma de divulgação e registro da Língua de Sinais e das estratégias de ensino para as pessoas que estão ou vão trabalhar com a comunidade surda”.

Acesse a cartilha pelo link celib.ufv.br.