Projeto do DCM publica textos de jornalismo literário no Folha da Mata

04/10/2023

Foto de página de jornal, mostrando seu Juca, senhor idoso de cabelos grisalhos, sorrindo apoiado em um carro.

Os textos serão publicados a cada 15 dias

Na última semana de setembro, o projeto ComVida, do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social (DCM) da UFV, levou aos leitores do jornal Folha da Mata um pouco do que vem sendo produzido por seus participantes, sob a orientação da professora Laene Mucci Daniel. O jornal publicou o texto Olhos que sorriem, da estudante Emily Reis, com um perfil do “seu Juca”, motorista do ônibus “Capivarão”, que faz o transporte interno na Universidade. O texto inaugurou a parceria com a Folha da Mata que, a cada 15 dias, publicará uma produção do projeto, nos formatos perfil e ensaio pessoal de jornalismo literário.

Além da possibilidade de os estudantes exercitarem a redação, a professora Laene avalia que o espaço concedido pelo jornal enriquecerá o portfólio deles. Para Emily Reis, autora do primeiro perfil Comvida/Folha da Mata, significa muito ter seu texto publicado em um dos principais veículos de jornalismo de Viçosa e em versão impressa, o que, em sua opinião, “permite ao leitor conhecer o fazer jornalístico literário”.