Todos os campi

Pesquisa multidisciplinar investiga relação entre aves e controle de pragas

03/01/2023

Foto: John Norton/Creative Commons Attribution 2.0 Generic

O professor Lessando Gontijo, do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, iniciou uma parceria com um grupo de pesquisadores da Wageningen University, na Holanda, para entender o quanto a diversidade de pássaros em determinada área pode ser útil para o controle biológico de pragas. Eles irão mensurar nos territórios brasileiro e holandês, de forma inédita, os sons emitidos por pássaros e correlacionar os dados com informações sobre a população de insetos no local – especialmente lagartas e besouros.

O projeto multidisciplinar foi aprovado em um edital europeu, conhecido como Wild Card, que envolve pesquisadores nas áreas de física, ecologia e entomologia das duas universidades. A primeira visita do grupo de cientistas holandeses ao campus Florestal da UFV deverá acontecer até fevereiro e estão previstas coletas de dados também na Holanda. A expectativa é de que, até o final de 2023, sejam realizadas a coleta e a análise dos dados.

A reportagem completa está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.