Todos os campi

Pós-graduação em Direito da UFV, Ufop e UFJF assinam memorando para criação de rede de pesquisa

06/09/2024

Representantes dos três programas assinaram o documento

Os coordenadores dos programas de pós-graduação em Direito das universidades federais de Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop) e Juiz de Fora (UFJF) assinaram, no último dia 3, um memorando conjunto para a criação da Rede de Pesquisa Estrada Real. A assinatura se deu durante o VI Seminário Anual da Associação Serras de Minas, que aconteceu, no campus Viçosa, nos dias 3 e 4 de setembro.

A ideia de criação da Rede surgiu do fato de os três programas compartilharem temas e problemas comuns de pesquisa, além de estarem localizados no interior de Minas Gerais e próximos geograficamente. A expectativa é a de que, por meio da Rede, haja maior intercâmbio entre os programas. Ela também possibilitará a interlocução entre os diferentes projetos, linhas de pesquisa, áreas de concentração, potencializando e qualificando as pesquisas e produções que cada programa vem realizando.

Para a professora Evanilda Nascimento de Godoi Bustamante, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFV, a criação da Rede de pesquisa “representa um importante marco para a consolidação do recém-criado programa de mestrado da Universidade”. A partir daí, cria-se também uma sólida parceria entre os mestrados da UFV, Ufop e UFJF, que têm características institucionais similares.

Dentre as atividades previstas, segundo Evanilda Bustamante, estão a promoção de eventos em conjunto, publicação de artigos e livros em parceria e a realização de bancas e seminários de pesquisa com a participação das três instituições. Espera-se que o primeiro seminário de pesquisa em conjunto seja realizado no início de 2025.

Além da professora da UFV, assinaram o memorando os coordenadores dos programas de pós-graduação em Direito da Ufop, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, e da UFJF, Clarissa Diniz Guedes. Participaram ainda do evento, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Vieira Baeta, e o vice-coordenador do PPGD da UFJF, Sergio Negri.